Dois Irmãos por Fábio Moon e Gabriel Bá - Pronome Interrogativo • Blog e Canal •
agosto 11, 2015 Falando de Resenhas

Dois Irmãos por Fábio Moon e Gabriel Bá


Dois Irmãos - Graphic Novel
O que achei? EstrelasEstrelasEstrelasEstrelas • Onde comprar? AMAZON | SUBMARINO | CULTURA

A graphic novel Dois Irmãos é uma obra baseada no livro de Milton Hatoum, com o mesmo título. Essa é uma adaptação singular, incrível, majestosa… Na verdade, continuo procurando outros adjetivos para descrevê-la da forma que merece.

Moon e Bá são artistas incríveis e fizeram grande sucesso aqui no Brasil depois que sua mais famosa graphic novel foi premiada no exterior (contraditório, não?). Eles têm um traço que faz toda a diferença para a história e, para falar a verdade, quando comecei a leitura e fui passando pelas primeiras páginas, minha vontade era ficar olhando para cada quadrinho por horas e horas.

Confesso que faço esta resenha depois de ter lido o livro também e pretendo comparar ambas obras em um vídeo, para dar mais detalhes, e postar lá no meu canal. Posso adiantar que os meninos traduziram de uma forma ainda mais incrível tudo o que Hatoum conseguiu criar e digo mais: Dois Irmãos é poesia em forma de desenhos.

Dois Irmãos - Fábio Moon e Gabriel Bá

A história gira em torno do relacionamento entre dois irmãos, tudo o que aconteceu com eles entre a separação e um suposto reencontro. Digo suposto, pois o relacionamento deles nunca fora de amizade, pelo contrário, estavam sempre competindo. E tudo começa num baile de carnaval, quando Yaqub quis ficar com Lívia, a sobrinha de um dos vizinhos, mas seu irmão, Omar, acabou roubando a menina. Mas não é somente isso que assola os dois irmãos, o fato do pai ter mandado Yaqub para o Líbano e Omar ter ficado em Manaus, com a super proteção da mãe, afetou como os dois viviam, como pensavam e seus objetivos de vida, que eram totalmente diferente um do outro.

Além disso, essa graphic novel vai muito além de interações familiares, fala também de como os imigrantes estavam lidando com a guerra, que acredito ser a 2ª Guerra Mundial, e como agiam em um estado que estava, de certa forma, em ascensão econômica. Claro que o conflito entre os irmãos é o foco, mas como pano de fundo, acabamos encontrando outros pontos que são marcantes e nos fazem conhecer um pouco mais sobre a História.

Essa é uma obra que não possui uma narrativa linear e acabamos descobrindo muitas coisas aos poucos e entendemos outras que aconteceram apenas nas páginas seguintes. Percebemos que mesmo os irmãos sendo gêmeos, são tão diferentes e possuem um final tão diferente um do outro que me pego pensando que o esforço feito pelos pais para evitar um conflito foi em vão. E toda a história me remeteu a uma comparação, que não sei se estaria sendo justa, mas suas nuances entre os irmãos me lembraram o relacionamento entre Esaú e Jacó. Mas são duas obras com objetivos bem diferentes entre elas, apesar de ter a relação entre irmãos como foco.

Moon e Bá conseguiram trazer a beleza de Manaus e detalhar todo o ambiente em que os personagens estão inseridos usando apenas preto e branco. Eles não precisaram de cor para reproduzir a beleza do texto de Hatoum, apenas tempo, quase quatro anos.

Ainda vou falar bastante sobre esta história no meu próximo vídeo lá na canal do blog, mas vou comparar a graphic novel com o livro. Espero que gostem!

YoutubeTwitterFacebookInstagramSkoobGoodreads



Deixe o seu comentário

Instagram

Pronome Interrogativo • Blog e Canal • • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por