Em quadrinhos: Asterios Polyp | David Mazzucchelli - Pronome Interrogativo • Blog e Canal •
maio 23, 2013 Falando de Resenhas

Em quadrinhos: Asterios Polyp | David Mazzucchelli


Resenha Asterios Polyp

Título: Asterios Polyp
Autor: David Mazzucchelli
Editora: Cia. das Letras (Quadrinhos na Cia.)
Skoob: Adicione!
Compre o livro: SARAIVA | SUBMARINO | CULTURA
Classificação: EstrelasEstrelasEstrelasEstrelasEstrelas

O Asterios do título é um arquiteto de cinquenta anos, cujo renome vem exclusivamente de seus trabalhos teóricos. Mulherengo, misógino e de uma arrogância quase inacreditável, ele vê seu passado se esfacelar após um incêndio que consome sua casa. Tendo salvado apenas uns poucos objetos pessoais, Asterios parte numa viagem de ônibus, até onde o dinheiro em seu bolso puder leválo. No coração dos Estados Unidos, ele encontrará uma nova família, enquanto coloca em perspectiva os principais acontecimentos de sua vida.

Faz tempo que queria começar a me aventurar no meio dos quadrinhos e depois de ver vídeos da Luara, da Patricia Pirota e do Kaleb e da Juliana, a vontade foi só aumentando. Existem alguns títulos que estão na minha lista de desejados por causa deles e Asterios Polyp foi um que entrou dessa mesma forma.

Quem narra a história é Ignazio, irmão gêmeo de Asterios que nasceu morto. Asterios é um professor universitário de arquitetura que recebeu destaque para seu nome graças aos projetos que criou, mas nenhum deles saiu do papel e chegou a ser construído. E é no seu aniversário de 50 anos quando um trovão acerta o prédio e o incendeia, que se vê impelido a embarcar numa viagem de auto-descoberta.

Asterios tem dificuldade de ver o mundo de outra forma, tornando-se vítima de si mesmo por causa da sua percepção imutável e é isso que dá corpo à obra de Mazzucchelli. Ao longo da história, encontramos verdadeiras referências ao mito de Orfeu e à dualidade que existe entre Dionisio e Apolo.

Asterios Polyp

O que achei mais incrível desse quadrinho é que as fontes expressam características e estado de espírito dos personagens, o quadrinista brinca com as formas e há, verdadeiramente, uma conversa entre imagens e palavras. Além disso, as cores utilizadas, quentes e frias, são um toque fenomenal ao desenrolar de cada quadro. Além das letras e cores, existem as formas, onde, em diversos momentos, Asterios, com sua postura, é retratado por retas e curvas apenas, mas os outros personagens com quem ele interage têm outra forma, o que mostra a diferença e alteração de percepção da realidade para cada pessoa.

Não tenho dúvidas que escolhi o quadrinho certo para iniciar minha aventura por esse universo. E acredito que o autor alcançou seu objetivo comigo, porque ao final da leitura reli páginas, discuti mentalmente e examinei cada quadro meticulosamente. Asterios Polyp mostra a face de alguém que estava sozinho e deprimido que teve a oportunidade de construir algo, tendo um momento real de felicidade desprendendo-se de si mesmo.



Deixe o seu comentário

5 Respostas para "Em quadrinhos: Asterios Polyp | David Mazzucchelli"

Cássia - 24 maio 2013 às 08:21

Não conhecia esse quadrinho, mas parece ser muito bom. Não tenho costume de ler HQ, se não eu comprava, sei lá D:

Responder

Jacqueline - 24 maio 2013 às 14:28

oie Thais
adoro quadrinhos, mas nunca li um que correlaciona os desenhos com o estado de espirito dos personagens…muito interessante essa abordagem.
bjos

Responder

Ana Ronquetti - 25 maio 2013 às 07:29

Dica boa pra mim que nunca li quadrinha neste estilo (Mônica e HQ’s não contam né?)rs
Mas eu tenho vontade de curtir uma série de quadrinhos, acho massa quem curte e lê!

Beijos

Ana
http://www.euleitora.com.br

Responder

Maura C. Parvatis - 26 maio 2013 às 22:20

NOSSA, “Asterios Polyp” parece ser incrível!

Eu comecei a pegar gosto por quadrinhos ano passado, influência das donas Patrícia e Luara, e agora da dona Juliana e senhor Rafale, haha. Atualmente estou lendo The Walking Dead, que é online e não tem tanta graça assim…

Cê vai adorar Retalhos, é muito lindo <3

Beigos!

Responder

Lorena Rocco - 30 maio 2013 às 21:50

Desde que parei de ler a Turma da Mônica não pego em um quadrinho… talvez devesse rever isso. hahaha

Adorei, beijo!
http://www.milalices.com.br

Responder

Instagram

Pronome Interrogativo • Blog e Canal • • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por