O Meu Pé de Laranja Lima | José de Vasconcelos - Pronome Interrogativo • Blog e Canal •
maio 21, 2013 Falando de Resenhas

O Meu Pé de Laranja Lima | José de Vasconcelos


Resenha O meu pé de laranja lima

Título: O Meu Pé de Laranja Lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Editora: Melhoramentos
Skoob: Adicione!
Compre o livro: SARAIVA | SUBMARINO | CULTURA
Classificação: EstrelasEstrelasEstrelasEstrelasEstrelas

Zezé era um rapazinho muito interessado pela vida, adorava saber e aprender coisas novas, novas palavras, palavras difíceis… que o seu tio lhe ensinava. Contudo, passava a vida a fazer traquinices pela rua, a pregar partidas aos outros e muitas vezes acabava por ser castigado e repreendido pelos pais ou pelos irmãos, que passavam a vida a dizer que era um mau menino, sempre a fazer maldades. Todos estes fatores e o fato de não passar muito tempo com a mãe, visto que esta trabalhava muito, faziam com que Zezé, muitas vezes, não encontrasse na família o carinho e a ternura que qualquer criança precisa. Ao mudarem de casa, Zezé encontra no quintal da sua nova moradia um pequeno pé de laranja lima, inicialmente a idéia de ter uma árvore tão pequena não lhe agrada muito, mas à medida que este vai convivendo com a pequena árvore e ao desabafar com esta, repara que ela fala e que é capaz de conversar consigo, tornando-se assim o seu grande amigo e confidente, aquele que lhe dava todo o carinho que Zezé não recebia em casa da sua família.

Como disse no post anterior, todos sabem que O Meu Pé de Laranja Lima é meu livro preferido. Esse não é simples título que conta a história de um menino, é um livro que fez parte da minha infância e me formou como leitora. Além disso, a história se passa em Bangu, lugar onde nasci e morei por quase vinte anos, o que torna a história ainda mais especial e palpável.

Em meio à obra criada por José Mauro de Vasconcelos, também nascido em Bangu, conhecemos Zezé, um menino de apenas cinco anos que sabe muita coisa da vida de gente grande e teve que enfrentar problemas nem um pouco justos para sua pouca idade. Com o pai desempregado, a mãe trabalhando fora até tarde e até suas irmãs trabalhando na Fábrica Bangu para ajudar a sustentar a casa, ainda assim Zezé via perfeitamente a face da pobreza. Quando chegava o Natal nem a ceia com a fartura que os vizinhos ricos tinham era possível partilhar. Presentes? Seu sapatinho que havia ficado na varanda esperando Papai Noel estava vazio. Sua inocência não se esvai por isso, mas sua visão do mundo, do Menino Jesus e de si mesmo acabam mudando.

– Você vai prometer uma coisa, porque você tem um coração maravilhoso, Zezé.
– Eu prometo, mas não quero enganar a senhora. Eu não tenho um coração maravilhoso. A senhora diz isso porque não me conhece em casa.

É visível que seus familiares, exceto Glória e Luís, não viam a criança maravilhosa e inteligente que Zezé era. Apesar de arteiro, era fácil amá-lo. Mas por ser tão arteiro, era fácil vê-lo apanhando sempre, todos os dias e algumas vezes mais de uma vez ao dia. Ele bem que tinha consciência do motivo pelo qual estava apanhando, mas às vezes era algo desnecessário e isso o deixava triste.

As dificuldades eram reais, mas sua imaginação, que conseguia até transformar um simples galinheiro em Jardim Zoológico para o irmão mais novo, para construir e reconstruir seu mundo reacende a alegria de cada dia. E tudo isso é ainda mais real quando encontra seu Minguinho, seu pé de Laranja Lima, e conhece o Portuga, um homem que queria matar por causa da humilhação que o fizera passar, mas acaba mudando de ideia quando percebe a amizade que há entre eles.

É fácil se emocionar e apaixonar por Zezé, ele é o retrato da infância de muitas pessoas, mas através dele vemos os primeiros passos para o nascimento de uma amizade verdadeira, mas também para a primeira perda que enfrentamos. José Mauro de Vasconcelos, em seu relato semi-autobiográfico, entrelaça a dura realidade de uma criança pobre com sua imaginação e amor de uma forma única. Espero que um dia, meus amigos, vocês possam ter a oportunidade de ler esse livro e adorá-lo da mesma forma que eu.

RESULTADO DA PROMOÇÃO

Resultado Meu Pé de Laranja Lima



Deixe o seu comentário

5 Respostas para "O Meu Pé de Laranja Lima | José de Vasconcelos"

Mirelle - 22 maio 2013 às 06:04

Genteee, essa história é linda. Não me recordo de ter lido o livro, acho que só vi o filme. Parabéns aos vencedores. Beijos, Mi

http://www.recantodami.com

Responder

Melissa - 22 maio 2013 às 09:35

Vi apenas o trailer do filme que saiu baseado neste livro, e foi a primeira vez que ouvi falar sobre ele.
Pela sua descrição parece ser uma história linda. Com certeza irei ler! 😉

Beijo
criandorabiscos.blogspot.com

Responder

Thaís Cavalcante - 22 maio 2013 às 11:32

@Melissa É uma história encantadora, Mel! Vale a pena ler! 😀

Responder

Alyne Adriana - 22 maio 2013 às 12:31

Esse livro marcou minha infância. Sou apaixonada por ele!

Beijos.
Páginas na Estante
Assista ao vídeo novo, se puder.

Responder

Marco Antonio - 23 maio 2013 às 08:58

Bom dia Thaís,

Esse livro esta na minha lista de desejados….parabéns pla sua resenha…abçs.

http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

Responder

Instagram

Pronome Interrogativo • Blog e Canal • • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por