O Projeto Rosie | Graeme Simsion - Pronome Interrogativo • Blog e Canal •
julho 18, 2013 Falando de Resenhas

O Projeto Rosie | Graeme Simsion


O Projeto Rosie

Título: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Skoob: Adicione!
Compre o livro: SARAIVA | CULTURA
Classificação: EstrelasEstrelasEstrelasEstrelasEstrelas

Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado… e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.

Sabe quando você encontra um livro que te faz rir mas ainda assim te faz refletir? O Projeto Rosie foi exatamente isso para mim.

Don Tillman está bem próximo de chegar na casa dos 40 anos, mas ainda assim está em forma e é extremamente inteligente. Gene e Claudia, seus únicos amigos, tentam ajudá-lo a mudar sua falta de aptidão social e encontrar uma parceira. O método mais comum, o namoro, não funciona para Don já que, para ele, é excesso de esforço e experiências negativas que se acumulam desnecessariamente. Fazer amizade para ele já era algo complicado, mas atrair mulheres se mostra ainda mais complexo. Um dos motivos de não encontrar uma parceira em potencial e precisar de ajuda para o Problema Esposa é que Don tem dificuldade de perceber sinais de quando não deveria fazer e/ou falar determinada coisa, ele não tem tato social algum!

E foi numa palestra que Don tem a solução para o Problema Esposa. Um questionário! Uma solução para ele extremamente óbvia que funcionaria como um filtro para as mulheres com atributos não adequados para aquilo que ele queria numa parceira. Era esse o início do Projeto Esposa.

Gene e Claudia foram partes importantes no questionário, tanto para retirar algumas perguntas e ver quais opções era aceitáveis e possíveis. Don frequentou diversos encontros para solteiros distribuindo seu questionário com inúmeras perguntas e páginas demais. Além disso o colocou on-line, em algum momento encontraria sua parceira.

Trezentos e quatro questionários foram preenchidos. Porém, Don percebe que nenhuma candidata corresponde aos critérios por ele exigido. É aí que seu amigo Gene, que, apesar de ser um professor de psicologia casado, tem como objetivo fazer sexo com o maior número de mulheres possível, entra em ação, acreditando que o amigo estabelecera parâmetros altos demais, pega os questionário para escolher alguém. A pessoa escolhida por Gene deveria ser convidada por Don para jantar… É assim, depois de alguns minutos, que Rosie bate na parta de sua sala.

Num primeiro momento podemos acreditar que Rosie é a pessoa perfeita para Don, mas ela é totalmente inadequada para os parâmetros do Projeto Esposa: se atrasa, fuma, é vegetariana, não tem horário para nada. Mas Rosie e Don acabam se unindo por um propósito maior. Por ele ser geneticista e, durante o jantar, descobrir que ela queria saber quem era o pai biológio, isso gera três motivos pelos quais seria preciso ver Rosie:

1. A elaboração de um bom questionário exige o uso de um grupo de controle. Seria interessante utilizar Rosie como padrão de comparação com mulheres selecionadas pelo questionário.
2. O questionário não havia rendido nenhuma possível parceria até então. Eu poderia interagir com Rosie nesse meio-tempo.
3. Como geneticista com acesso a análises de DNA e conhecimento para interpretá-las, eu estava em posição de ajudar Rosie a encontrar seu pai biológico

Don não é uma pessoa comum, suas atitudes muito menos, mas ele tem pleno conhecimento disso e no seu passado, seu jeito foi algo que lhe trouxe atenção. Ele é metódico e procura sempre aproveitar cada minuto de maneira produtiva, sem desperdiçar tempo. Mas não é algo “tranquilo”, Don realmente controla os minutos e segundos gastos até mesmo num banho, acredite! Rosie por sua vez é alguém extremamente normal e completamente diferente dele. Mas com o passar dos dias, Don e Rosie vão se aproximando e acabam se sintonizando.

Esse foi um livro que me divertiu muito! A forma que Graeme construiu o livro, seus personagens e concluiu a trama foi muito feliz. Apesar de alguns pontos serem bem previsíveis, outros fazem valer a pena ler cada página. Don tem um jeito Sheldon Cooper de ser, mas sua maior diferença é que ele não tem problema algum com sexo, mas é sua forma de agir e interagir com as pessoas que dá o tom ao livro. O Projeto Rosie nos faz refletir sobre vários aspectos, tanto sentimental quanto em relação às ações. E a relação entre Don e Rosie só nos mostra que sair um pouco da rotina e encontrar alguém que colabore com isso é trivial

Para quem gosta de histórias divertidas, mas que ainda assim dá para se envolver bastante com os personagens e torcer por eles, O Projeto Rosie é uma ótima pedida! E é exatamente por isso que teremos uma promoção dele!

a Rafflecopter giveaway

Atenção!

– Para participar, é obrigatório ter um endereço de entrega no Brasil;
– A promoção tem início no dia 17/07/2013 e terminará no dia 09/08/2013;
– O sorteio é feito pelo Rafflecopter;
– Caso o sorteado não responda o e-mail em três dias, será realizado um novo sorteio;
– O prêmio será enviado pela dona do Pronome Interrogativo;
– O participante que não seguir as regras e for escolhido será desclassificado e terá a participação desconsiderada sem aviso prévio.
* Qualquer dúvida: contato@pronomeinterrogativo.com



Deixe o seu comentário

27 Respostas para "O Projeto Rosie | Graeme Simsion"

Matheus Salera - 18 julho 2013 às 18:21

Adorei a resenha, super legal!
E é claro, participando *-*

Bjs
theplugados.blogspot.com

Responder

Gabriel Ribeiro Gomes - 18 julho 2013 às 19:09

Depois dessa resenha, só posso dizer que estou participando do sorteio 🙂

http://euvivolendo.blogspot.com.br/

Responder

Vanessa Riper - 18 julho 2013 às 20:06

Olá!
Acredito que a grande sacada da história é passar a mensagem que não existe um modelo de pessoa para nós, não adianta procurar uma exatamente com as características que você gosta, porque se apaixonar por alguém não é uma coisa que escolhemos, simplesmente acontece! é clichê, mas é a pura verdade!
Beijos 😉

Responder

Thaís Damin - 18 julho 2013 às 22:23

A Record é uma das minhas editoras preferidas…os livros são sempre muito bons!
E esse não é diferente, só tenho visto críticas maravilhosas. Quero muito ganhar =D

Responder

Tâmara Moya - 18 julho 2013 às 23:20

Oi Thais
Projeto Rosie parece ser um romance que foge do padrão e conquista desde a primeira página, e não tem um teor romântico ou meloso. Notamos a transformação de Don, assim como percebemos que está se apaixonando. Mas a história foca principalmente no comportamento nada social do personagem Don.
Acredito que a história é despretensiosa e diverte qualquer leitor.
Adorei a resenha!
Bjus

Responder

Rebeca Lima - 19 julho 2013 às 11:33

Participando! O Don e a Rosie parecem ser um daqueles casais divertidos e apaixonantes… Muita vontade de ler.

Até mais!

Responder

Duda - 19 julho 2013 às 18:01

A Record vem lançando ótimos livros ultimamente, me tornei uma fã. Assim que vi as características de Don pensei em Sheldon! O que só fez me deixar mais curiosa para ler o livro.

Responder

Carla - 19 julho 2013 às 18:52

Já gostei só pelo protagonista ter um “quê” de Sheldon! 😛

Beijos, Entre Aspas

Responder

Gabriella Alvim - 19 julho 2013 às 21:05

Já li muitas resenhas desse livro e fico mais curiosa a cada que leio.
Parece ser um livro bem bacana e, espero, diferente da maioria dos livros que tem por aí.
Quero muito ler esse livro

Responder

Marco Antonio - 20 julho 2013 às 13:34

Olá Thaís,

Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog e gostei muito da sinopse e sua resenha me animou,dica anotada….tem resenha nova no blog se der passa lá….participando do sorteio e torcendo….abraços.

devoradordeletras.blogspot.com.br

Responder

Mille - 20 julho 2013 às 18:45

Ameeeeeeeeeei a resenha desse livro! Don parece ser bem estranho, ainda bem que Rosie entra na vida dele, né? Parece ser um livro maravilhoso.
Vou ver se participo do sorteio ^-^
Beijos <3

Responder

Thais Gusmão - 20 julho 2013 às 23:20

ótima,resenha doida para ganhar esse livro.

Responder

Mirelle - 21 julho 2013 às 04:50

Lá vai você fazer eu parar tudo e correr atrás de outro livro!! Você e suas resenhas que me deixam louca!! kkk Foi exatamente assim com O Futuro de Nós Dois.. hehe E pensar que estive com O Projeto Rosie nas mãos, na livraria, e acabei não comprando com medo de não gostar. Mas vou ficar torcendo os dedos, vai que ganho no sorteio?! hehe Beijos, Mi

http://www.recantodami.com

Responder

Brenda Paula - 21 julho 2013 às 12:17

Já tinha visto esse livro na livraria e fiquei bastante curiosa para ler. Depois da resenha fiquei com mais vontade.

Responder

Regilene Dias - 21 julho 2013 às 13:43

Eu achei interessante o livro e quero lê-lo assim que tiver uma oportunidade. Você disse que o livro de fez rir. É legal quando isso acontece.

Responder

Liz - 21 julho 2013 às 22:29

Oi Thaís,

Nossa adorei conhecer seu blog, o visual é lindo e o conteúdo muito bom… É realmente o que eu buscava!
Esse livro me lembrou muito o que estou lendo agora, não pela história mas pela sua opinião de que te prende e te faz refletir ao mesmo tempo. Adoro esse tipo de leitura…
Estou participando do sorteio, fiquei em dúvida se compartilhei a imagem certa mas acho que sim rs

Bem, com toda certeza vou voltar aqui mais vezes 🙂

beijos

Responder

Vanilda Procopio - 22 julho 2013 às 19:32

Fiquei muito interessada pela história, que parece ter momentos de humor associados a romantismo, a novas descobertas. Achei bem bacana essa coisa de acompanhar a evolução do personagem, a sua transformação. É uma história que me deixou com muita vontade de ler, principalmente para a ver a bagunça que a Rosie faz na vida arrumadinha de Don.

Responder

Jéssica Caroline Mira - 24 julho 2013 às 00:01

A Record vem lançando bons livros ultimamente. Tinha visto esse livro na livraria e queria ler, fiquei muito interessada pela história. Mas, acabei trazendo outros da lista. Mas agora quem sabe eu tenha sorte e ganhe!

adorei seu blog!

Responder

Aline Ramos Costa - 29 julho 2013 às 13:10

Participando..adorei a promoção

Seguidora GFC: Lininha
Seguidora Facebook: Aline Costa

Responder

Aline Ramos Costa - 29 julho 2013 às 13:18

Desde que ouvi falar sobre esse livro, fiquei doida pra ler, pois deve ser muito divertido ver o Don usar seus questionários, tabelas e tudo mais pra encontrar a mulher ideal pra ele…as cenas dos dois devem ser super divertidas pelo que pude perceber..adorei sua resenha, pois você nos mostra o que dvemos esperar do livro, sem contar tudo…amei. 😉

Participando..adorei a promoção

Seguidora GFC: Lininha
Seguidora Facebook: Aline Costa

Responder

Elimar - 29 julho 2013 às 13:37

Como estou economizando horrores esse ano, só me resta tentar ganhar esse livro em promoções. Participando e torcendo muito. Vai que rola… rsrsrsrs

Responder

Fabiola Luz - 01 agosto 2013 às 13:29

Gosto de histórias que falam de relacionamentos. Existem muitas pessoas que tem dificuldades de relacionamento ou não são muito sociáveis. Eles sofrem muito com isso e achei legal o livro abordar isso.
Beijos

Responder

Bianca Remohi - 01 agosto 2013 às 16:39

Pelo o que vi na resenha, realmente é um livro onde a cada capítulo paramos para pensar um pouco sobre nossa vida. Percebi que ele tenta nos mostrar que não importa o tipo de pessoa, e sim, quem ela realmente é, ou seja, não importa o que ela é por fora e sim por dentro. É um livro que eu realmente adoraria ler, pois gostei bastante (apesar de achar a resenha um pouquinho confusa rs), gostei bastante!!! 😀

Responder

Manu Hitz - 03 agosto 2013 às 13:35

Ah, estou desejando o livro… achei o título curioso e a capa muito atraente, a princípio. Mas o que me conquistou foi esse cara certinho atrás da ‘mulher ideal’,com seu padrão de ‘encaixe’ e as pobres das candidatas tendo que se adequar,hahaha… ele vai descobrir que o amor não tem medidas nem moldes, que simplesmente acontece… e que a pessoa ideal é aquela que atende ao chamado do seu coração, não à sua razão!

Responder

Cristiane de oliveira - 05 agosto 2013 às 16:08

Torcendo pra ter esse livro logo, deve ser muito bom rir um pouco com o Dom, onde já se voiu ninguém é perfeiro e fiz o teste que a editora fez, claro que não sou compativé, rsrsrrs
Achei a capa muito fofa já tinha visto na livraria.

Responder

Shadai Vieira - 05 agosto 2013 às 19:58

Já tinha visto esse livro, mas pela capa não havia me chamado atenção, mas ao ler sua resenha sim. Parece ser uma história bem divertida, e que conta com protagonistas mais adultos – mas não tão maduros -, sobre a difícil busca por uma vida amorosa satisfatória mas de uma forma leve – e com isso haja alguns clichês. Espero ganhar a promoção!

Responder

Julia - 08 agosto 2013 às 22:29

Esse livro tem uma pegada nerd que chama atenção na hora e os personagens parecem ser cativantes principalmente a Rosie e ele dá a impressão que você vai rir com Don

Responder

Instagram

Pronome Interrogativo • Blog e Canal • • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por