Objetivos como Leitora Para 2014 e para os anos seguintes - Pronome Interrogativo • Blog e Canal •
janeiro 01, 2014 Falando de 2014

Objetivos como Leitora Para 2014 e para os anos seguintes


O ano começou, tudo novo de novo, com novos objetivos e esperanças. Sempre pensamos positivo, fazemos alguns planos, desistimos de outros, mas estamos sempre indo em alguma direção, em frente. Eu não costumo fazer promessas, porque como sempre digo: só prometa aquilo que você conseguirá cumprir. Então é mais fácil traçar metas e resoluções, que na vida de todo mundo, são sempre bem-vindas.

Vi um artigo do Danilo Venticinque no site da Época que me inspirou a criar este post. Então, confira meus objetivos como leitora para 2014, e um treino para os anos seguintes:

Esquecer livros nos lugares

Vi em alguns lugares a ideia de “esquecer livros”, deixá-los em determinados lugares para outras pessoas os achem e assim você consegue passar o livro e uma boa leitura para frente. Imagine deixar um livro no banco do metrô e alguém, cansado, voltando do trabalho, o acha? Acho que seria um acalento para o coração, seu e da outra pessoa. Quero muito fazer isso este ano!

Não se apegar

Ok! Somos apaixonados por livros, loucos, desvairados e muitos outros adjetivos que podem definir nossa paixão, mas nada melhor que praticar o desapego para coisas materiais. Quais os livros que estão na estante você realmente vai reler? Tenho pensado muito sobre isso ultimamente.

Ler mais o que realmente quero

Ter parceria com editoras é maravilhoso, mas nem sempre quantidade é qualidade. Aprendi isso e hoje tenho selecionado muito o que quero ler e quando quero ler. Fazer uma leitura por obrigação não é nada saudável, pelo contrário, é cansativo, difícil de ser feito.

Ler mais livros nacionais

Sou apaixonada pela leitura, mas nem sempre tudo o que lemos são dos nossos autores, autores nacionais. Temos muitos escritores atuais bons, com obras publicadas até em outros países, como o Draccon, então é muito importante darmos atenção para eles. Eu sinto falta dos autores nacionais escreverem sobre o próprio país, lidando com espaços que realmente conhecemos.

Ler/Reler mais clássicos

Sou formada em Literatura, mas tenho lidado muito com o Inglês, dos quais os clássicos conheço pouco. Portanto, este seria um ponto bem importante para minha vida profissional, principalmente.

Controlar-se nas promoções

É praticamente impossível ver as promoções do Submarino e não comprar um livro sequer. Bem, este ano tem que ser diferente. Não adianta comprar livros ou outras coisas desenfreadamente se não os lerei/usarei, não é? Então a ideia é ler todos os livros que tenho antes de comprar coisas novas.

E vocês, quais são os objetivos para 2014?



Deixe o seu comentário

10 Respostas para "Objetivos como Leitora Para 2014 e para os anos seguintes"

Karine Marinho - 01 janeiro 2014 às 22:06

Você está com metas bem parecidas comigo. Estava fazendo um apanhado de quantos livros eu tenho para ler que eu realmente quero ler e o que eu comprei por impulso ou recebi de parceria desinteressadamente.
Todos esses quinhentos mil livros acumulados me deixam com a conciência pesada, além de resultarem em livros que eu quero muito ler completando aniversário na minha estante. Meu tempo já está corrido, imagina se eu ler coisas forçadas.
Os clássicos e nacionais também são uma meta minha, mas confesso que vou procurar escolher mais criteriosamente os mesmos.
Você acredita que o meu maior receio em perder um livro vem do receio de ninguém pegar? E o livro ficar lá, abandonado, sozinho. KKKKKKK’
Beijos,K.
Girl Spoiled

Responder


Thaís Lemos Cavalcante
janeiro 2nd, 2014 em 10:54
respondeu:

@Karine Marinho Pois é, Karine! Acho que as parcerias são super legais, mas quando acabamos recebendo muitas coisas e fica incontrolável fica ruim para nós e para as editoras, não é justo e também fico assim.
HAHAHAHA Eu acho que alguém vai pegar o livro que eu “esquecer”. Vou deixar em algum lugar qualquer dia desses e ficar de olho para ver o que acontece e te falo! :3

Responder

Maria Emilia - 01 janeiro 2014 às 22:17

Bom adorei as suas metas, amei a ideia de “esquecer livros” mas uma pena seria se ninguém o achasse e alguém jogasse fora uma boa leitura, fora essa hipótese a ideia é ótima 😉
Adorei os seus objetivos, realmente nem sempre a quantidade importa, o que mais importa é a qualidade.

Beijinhos Emília França|coffemilia.blogspot.com

Responder


Thaís Lemos Cavalcante
janeiro 2nd, 2014 em 10:50
respondeu:

@Maria Emilia Pois é, Emília! Mas acho que nos lugares certos, as pessoas não jogariam fora, assim espero. hehehehe
Acho que isso é mais um ato de desapego que outra coisa, sabe? Acho que vai ser legal! 😀

Responder

Raquel Moritz - 02 janeiro 2014 às 08:23

Que lista lindinha, Thaís! :)))

Um dos meus objetivos esse ano é comprar menos livros, ler tudo que eu tenho, aproveitar promoções só quando for algo que eu realmente quero (não é como se eu não tivesse nada em casa, ahehaehae).

E, principalmente, ler melhor. Não leio com pressa, mas o fato de tocar o blog sozinha faz com que eu sinta aquela necessidade de ~ler e deixar atualizado~. Mas pra resolver isso tem outros meios :~

Beijo ♥

Responder


Thaís Lemos Cavalcante
janeiro 2nd, 2014 em 10:49
respondeu:

@Raquel Moritz Acho que ler melhor também entraria na minha lista, porque quando queremos ler só para atualizar, também cansa, não é algo que fazemos com prazer. Acho que a melhor forma é criar posts legais, com assuntos relacionados, não apenas resenhas. Até porque só resenhas também cansam os leitores, eu acho.

Responder

Jeniffer Yara - 02 janeiro 2014 às 11:42

Ok, você listou quase todas as MINHAS metas pra esse ano! hahaha’ Fora o desapegar mais, por que ainda estou na fase de querer todos meus livros lindos pertinho de mim, até aqueles que não gostei muito.rs
Mas sobre ler mais o que eu quero, concordo com você, estou escolhendo melhor os livros que quero ler, é bom ter parceria, mas ler algo por pura obrigação realmente não é bom.
Ler mais nacionais e clássicos *O* Também quero fazer isso, desde o ano passado, na verdade. Mas não consegui atingir tal meta. Espero que em 2014 eu consiga ;} Que nós conseguimos! rs

Beijos e Feliz 2014! ><

Responder

Aline T.K.M. - 02 janeiro 2014 às 18:01

Gostei muito das suas metas e realmente o desapego é algo difícil de exercitar, mas extremamente necessário. É uma coisa que venho tentando fazer aos poucos e com tudo, não só livros.

Um beijão! Livro Lab

Responder

Mirelle - 02 janeiro 2014 às 21:50

Oi amiga, adorei as suas metas.. também adoraria poder “esquecer” livros nos lugares.. mas dá dó.. não só pelo fato de ter que me desfazer deles.. acho que isso é o de menos.. o que mais me atormenta é saber se alguém irá pegar e ler mesmo, se irá gostar.. ou se simplesmente o livro será jogado fora ou esquecido num canto entende?! Porque se for para ser assim, então prefiro dar para alguém que vá ler e aproveitar. Bom, felizmente desde 2013 consegui me controlar em promoções e comprei praticamente nada. Muito bom e espero me manter assim em 2014. Concordo, hoje em dia eu nem me inscrevo em parcerias que não quero muitooo.. Porque ter parceiros é uma faca de dois gumes e detesto ler por obrigação. Também desejo ler mais coisas que quero e na hora que quero.. por mais que eu queira ler muito, a meta acaba trazendo certos prejuízos também. Quanto aos livros nacionais, li tantos ano passado que gostei que quero aumentar minhas leituras de livros brasileiros e dar mais chance a autores desconhecidos. Quem sabe continue me surpreendendo positivamente?! Beijos e boas leituras em 2014. Mi

http://www.recantodami.com

Responder

Renata - 03 janeiro 2014 às 08:24

Também queria ler mais autores nacionais.
Esquecer os livros é meio complicado, pelo menos aqui no Rio… dependendo do horário, não vão nem perceber (se esquecer no bus ou metrô por exemplo) ou pior devolver (colega, olha o que vc deixou aqui kkkkkkk, mas tb curti essa sua ideia….
Eu fico louca com as promos da saraiva e la on line, mas estou me segurando kkkk matar primeiro o que eu tenho no armário
bjs

Responder

Instagram

Pronome Interrogativo • Blog e Canal • • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por