Os Goonies por James Kahn - Pronome Interrogativo • Blog e Canal •
dezembro 30, 2014 Falando de Resenhas

Os Goonies por James Kahn


Os Goonies

Título: Os Goonies
Autor: James Kahn
Editora: Darkside
Skoob: Adicione!
Onde comprar: CULTURA | AMAZON | SARAIVA | SUBMARINO
Classificação: EstrelasEstrelasEstrelasEstrelasEstrelas

O clássico filme infanto-juvenil, “Os Goonies”, volta direto dos anos 1980, adaptado para livro. Às vésperas de serem despejados de seus lares, um grupo de crianças – os Goonies – segue em busca de um tesouro escondido, em uma história fantástica de amizade.

.
.
Se deparar com um livro baseado em um dos seus filmes favoritos de quando era possível passar a tarde em frente a TV, assistindo Sessão da Tarde, e este mesmo livro ser uma obra linda, que te deixa com lágrimas nos olhos de nostalgia, é incrível!

Assim que comprei Os Goonies, fiquei com um pouco de receio do livro acabar estragando uma memória boa que tinha da minha infância. Doce engano… Pelo contrário, ao terminar de lê-lo senti tanta saudade, que aproveitei para ver o filme, que foi dirigido por Spielberg e lançado em 1985.

O livro conta a mesma história do filme: quatro meninos, Mikey, Bocão, Gordo e Dado; que moravam próximos as Docas Goon, estão passando por um momento difícil. As casas em que viviam estão ameaçadas por um clube de golf que quer se apoderar das terras e criar um novo campo de golfe. Mas num sábado, em que os meninos estão reunidos e entediados, resolvem ir para o sótão da casa de Mikey e explorar o que o museu em que o pai trabalhava havia deixado por lá. Assim, Mikey encontra um mapa para o tesouro de Willy Caolho, a partir daí, o último dia deles juntos não será o mesmo.

Os Goonies - Darkside

Porém, minutos antes de encontrarem o mapa, Jake Fratelli consegue escapar da prisão com a ajuda da mãe e do irmão. A família Fratelli está escondida exatamente no farol em que os meninos começariam a caça ao tesouro.

Essa é uma história que fala um pouco sobre amizade e defender aquilo que você mais deseja. Todos os personagens são bem diferentes uns dos outros, mas sempre estão juntos e se ajudando. Mikey, por exemplo, tenta ser o mais racional e é, ao mesmo tempo, o mais valente; Bocão é um rapaz muito descolado e sempre tem uma piadinha infame na manga; já o Gordo, bem, ele é desastrado; e Dado é praticamente o James Bond from China! Além dos quatro meninos, temos Brand, o irmão mais velho de Mikey, Stef e Andy, as duas únicas meninas que encararam a busca pelo tesouro.

A escrita do James não dá uma profundidade tão grande quanto o filme, mas mostra uma mesma história sendo contada de uma perspectiva diferente, já que todo o livro é narrado em primeira pessoa, pelo Mikey. Alguns elementos mudaram, do filme para o livro, mas nada disso afeta a leitura. Uma coisa muito legal, que eu não lembrava ou não havia reparado no filme, é que toda a história se passa em, aproximadamente, 24 horas.

O mais engraçado é que todo mundo que tem seus 30 anos ou quase isso, já quis ser um Goonie e se unir aos meninos mais aventureiros de Astoria. Mas se você ainda não conhece essa aventura que mostra o quão importante é a amizade e que tudo o que você acredita vale a pena lutar, corre para o Netflix ou compre o livro, tenho certeza que você vai se apaixonar, assim como eu.

Fiz um vídeo falando um pouco mais sobre o que achei do livro. Confira:

YoutubeTwitterFacebookInstagramSkoobGoodreads



Deixe o seu comentário

2 Respostas para "Os Goonies por James Kahn"

Isabela - 31 dezembro 2014 às 09:20

Nossa Thaís, que resenha linda!

Esse infelizmente ficou na lista dos livros que não consegui ler em 2014. A Editora mandou, eu ameeei, mas o tempo você sabe: voa… A Kellen leu e ficou nostágica também, hehehe…

Espero conseguir uma brecha em 2015, porque na lista ele já está!

Responder

TOP 5: Filmes nerds para assistir no dia do Orgulho Nerd - Pronome Interrogativo - 25 maio 2015 às 19:48

[…] Os Goonies é uma história bastante conhecida por muitas pessoas, principalmente os personagens memoráveis que tem, como o Sloth. Além disso, um dos reis do cinema nerd é o responsável por essa produção, o amado Steven Spielberg. […]

Instagram

Pronome Interrogativo • Blog e Canal • • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por