Projeto Edgar Allan Poe - Berenice - Pronome Interrogativo • Blog e Canal •
outubro 14, 2012 Falando de Edgar Allan Poe // Projeto

Projeto Edgar Allan Poe – Berenice


Poe nos insere em mais uma atmosfera obscura e com uma mente perturbada, com medos e receios. Através do conto Berenice, conhecemos Egeu, primo de Berenice. Cresceram juntos, entretanto, enquanto ela era cheia de saúde, graciosa e ágil, cheia de energia; ele era frágil. Em algum momento da vida dos dois, uma “fatal doença” acomete Berenice, afeta sua mente e a muda completamente, assim perde toda sua jovialidade e vitalidade que outrora tivera. Egeu, após ver a transformação de sua prima com a doença é afetado por uma loucura/mania onde o enfermo tem uma ideia fixa, a monomania.

Esta monomania, se assim posso chamá-la, consistia numa irritabilidade mórbida daquelas faculdades do espírito que a ciência metafísica denomina “faculdades da atenção”.

O estado de Berenice torna-se um prato cheio para os pensamentos fixos de Egeu. E foi num dia, dentro da biblioteca, onde achava estar sozinho, viu sua prima e viu também seus dentes e isto acabou tornando-se uma nova ideia fixa em sua mente, tornando uma verdadeira cobiça.

Eles, somente eles estavam presentes aos olhos de meu espírito, e eles, na sua única individualidade, se tornaram a essência de minha vida mental

Berenice morre, sofre um ataque epiléptico. Todos os preparativos para seu enterro estavam terminados ao cair da noite. Egeu se encontra novamente na biblioteca, mas havia feito algo que não se lembrava, sua dúvida aumenta ainda mais ao ver uma caixinha ao seu lado. Quando um criado entra para dizer que o túmulo de Berenice havia sido violado, a morta transfigurada e que a defunta respirava, percebeu que nas roupas de Egeu havia sangue, em seu corpo marcas de unha e ao seu lado uma pá.

Com um grito, saltei para a mesa e agarrei a caixa que nela se achava. Mas não pude arrombá-la; e, no meu tremor, ela deslizou de minhas mãos e caiu com força, quebrando- se em pedaços. E dela, com um som tintinante, rolaram vários instrumentos de cirurgia dentária, de mistura com trinta e duas coisas pequenas, como que de marfim, que se espalharam por todo o assoalho.

O começo do conto tem uma narrativa normal, até mesmo compassada, mas com a morte de Berenice e tudo que a sucede, a narrativa começa a ter uma textura diferente, um teor essencialmente psicológico. O conto “Berenice” tem como foco a mente humana, com toda sua complexidade e obsessão. E é através desta complexidade e obsessão que um jovem fraco, de repente toma coragem para fazer algo completamente inimaginável.É curiosa a forma que Poe brinca com a mente humana. E este é mais um conto incrível!



Deixe o seu comentário

8 Respostas para "Projeto Edgar Allan Poe – Berenice"

Guilherme Kunz - 15 outubro 2012 às 11:59

Eu tenho um livro de contos de terror dele aqui mas ainda não animei em ler.. Mas conheço a história dele.. como um grande escritor..

Nao estava seguindo ainda… sou o numero 798 agora… beijos

Coments Respondido em http://tematoa.blogspot.com.br/2012/10/descoberta-das-bruxas-deborah-harkness.html
Me visita?
Guilherme Kunz
http://www.tematoa.blogspot.com.br

Responder

Priscila Ferreira - 15 outubro 2012 às 13:44

Não o conhecia, interessante o modo que ele conta o conto!
Bjs

Responder

Isabel - 15 outubro 2012 às 16:22

Ah, Poe… Quero tanto ler algo dele, mas rola aquele medinho.

Responder

Kênnia Méleus - 15 outubro 2012 às 18:16

O conto é, de fato, excelente. Projeto bombando! yay!

Responder

Alice Aguiar - 15 outubro 2012 às 18:40

que legal 😉

Responder

Vine Moraes - 15 outubro 2012 às 21:48

Bacana meu! http://blogdavine.blogspot.com.br

Responder

HONORATO, Sandro - 16 outubro 2012 às 13:19

Boa tarde 🙂
Bem legal mesmo *-*

Beijos e cuide-se
Rimas Do Preto

Responder

Letícia Iauch - 18 outubro 2012 às 13:36

Ei Thaís!

Nunca li nada do Poe, mas morro de vontade. Adoro um suspense, um terror, essa “brincadeira” toda com a mente humana. O conto parece mesmo muito bom, e só no seu resumo já deu pra sentir um toquezinho de terror *-*

Bjoos’
Lets

Responder

Instagram

Pronome Interrogativo • Blog e Canal • • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por