
Título: A Guerra dos Tronos
Autor: George R. R. Martin
Editora: Fantasy – Casa da Palavra
Skoob: Adicione!
Compre o livro: CULTURA | SARAIVA | SUBMARINO
Classificação:
“O inverno está chegando” é o lema da casa Stark, o feudo mais ao norte entre os que devem fidelidade ao Rei Robert Baratheon na distante Porto Real. Lá, Eddard Stark de Winterfell governa em nome do rei e vive em paz com sua mulher, Catelyn, seus filhos Robb, Brandon e Rickon, suas filhas Sansa e Ayra, e o bastardo Jon Snow. Mais ao norte, atrás da imponente Muralha, vivem os selvagens Wildlings. Depois que Jon Arryn, a Mão do Rei (segunda pessoa mais importante dos Sete Reinos depois de Vossa Majestade) morre em circunstâncias misteriosas, Robert se dirige a Winterfell com sua família: sua mulher, a rainha Cersei, seu filho, o príncipe Joffrey, e os irmãos da rainha, o esgrimista Jamie e o anão Tyrion, da poderosa casa Lannister. Enquanto isso, através do Mar Estreito, o príncipe Viserys, herdeiro da derrotada casa Targaryen, que uma vez governou toda Westeros, planeja recuperar o trono com o exército do bárbaro Dothraki, cuja lealdade ele pretende obter com a única moeda que possui: sua bela e ainda inocente irmã, Daenerys.
O inverno está chegando e com ele também chegam as mudanças nas vidas dos personagens de A Guerra dos Tronos. Destacar apenas alguns personagens para falar nesta trama é praticamente impossível, pois além dos personagens temos os elementos físicos que fazem toda a trama ser o que é. Mas partindo de um princípio, a história se inicia quando seres misteriosos, os Outros, surgem no lado da muralha que era considerado tranquilo e lobos gigantes, que não eram vistos há duzentos anos no sul da muralha, aparecem. A mãe dos lobos que havia sido encontrada morta por um chifre de veado era apenas um sinal do que estava por vir. O lobo gigante é o símbolo dos Starks e o veado, dos Baratheon. Por outro lado, temos Daenerys e Viserys Targaryen, os herdeiros do Trono de Ferro, que vagavam sem destino por terem perdido o trono que os pertencia por direito e fora usurpado por Robert Baratheon com a ajuda de Ned Stark na rebelião contra os Targaryen, que o queriam de volta.
Com os livros escritos por George R. R. Martin e a série produzida pela HBO não há muita novidade para contar sobre a história dos Stark, Lannister, Baratheon e as outras famílias de Westeros que conhecemos na trama. Mas ainda assim, mesmo com estes dois meios de contar a mesma história, é inegavelmente incrível ler o HQ. Se você é fã da trama, sem dúvidas precisa ter essa obra de arte nas mãos.
O HQ de A Guerra dos Tronos é simplesmente incrível por muitos fatores e o primeiro que devo citar é que fizeram uma adaptação incrível ao criá-lo. A obra que George desenvolveu é extremamente complexa, um enredo cheio de detalhes, com cenas cheias de significado e uma ambientação verdadeiramente medieval. E como o próprio autor diz no prefácio, nos livros ele faz uso de artimanhas como monólogos e flashbacks que são difíceis, senão impossíveis, de serem reproduzidos no meio visual. Cada frase e fala criadas pelo autor não estão neste HQ, não é o texto integral, mas a adaptação foi tão bem feita que a história está toda ali, ilustrada de uma forma que os fãs merecem ver.

Um outro fator que merece atenção é o trabalho gráfico. Tommy Patterson é o responsável por criar algo tão agradável de se ver, confesso que fiquei alguns minutos admirando cada desenho e detalhe criado. Mas não se engane, não é apenas algo bonito, o artista soube recriar com maestria as sensações e emoções de cada personagem. Os processos de criação podem ser vistos no Making Of que tem no final do primeiro volume da HQ e com ele vemos o estudo feito para criar cada personagem. Vale destacar que só os três primeiros capítulos têm mais de 50 personagens que precisavam ser desenhados. E Drogo sem dúvidas é um dos personagens que mais amei ver desenhado, não pelos músculos – ou apenas por isso -, mas ele se parece com um personagem que saiu da revistinha do Conan, exatamente como o imaginei ao ler o livro. Os artistas que coloriram, fizeram a arte da capa, contracapa e capítulos também merecem destaque.

A Guerra dos Tronos é uma trama por si só deliciosa de se acompanhar, mas ler o HQ é um prazer inenarrável. Todo o trabalho por trás desta obra faz valer a pena cada página. E se você ainda está com o pé atrás para conhecer a obra de George, não fique! Se você é fã de fantasia, guerra, intrigas, dragões, política, personagens bem construídos, os quais você nunca sabe se pode realmente confiar e acreditar, esta é uma obra obrigatória.
15 comentários
Estou assistindo o seriado aos poucos. Estou no último episódio da primeira temporada e estou louca para ter tempo para continuar.
Tenho primeiro livro também, mas ainda não li por causa do tamanho, minha bolsa já é pesada normalmente imagina com esse livro dentro dela. :/
Gostei dos desenhos, concordo com você eles ficaram ótimos *—* Perfeitos. Acho que valeria a pena ter esse exemplar na estante só pelo Khal Drogo KKKK
Beijos,K.
Girl Spoiled
Opa adorei a promo e a resenha, game of thrones é muito bom ! *.*
To louco por esse quadrinho, acho ele muito bem desenhado !
ta rolando uma promo no meu blog, Wild cards do George R.R. Martin + camisa especial
faltam 14 horas pro fim , corre lá !
http://onerdmarombeiro.blogspot.com.br/2013/08/sorteio-wild-cards-o-comeco-de-tudo.html
Cara eu quero muito ler a guerra de tronos. Eu só vejo comentários positivos sobre os livros e já estou pensando em comprar. O problema é o precinho não muito amigável. rs
Eu vi esse HQ e fiquei com o pé atrás. Tipo: será que é bom mesmo? haha E agora eu vi que sim. Quero comprar a HQ e os livros também para ficar ima história mais completa. hehe Acho que vou gostar da história. 😀
Bjs!
Adoro a série, mas confesso que nunca li os livros. Não seu muito bem o motivo de não ter lido antes, mas como virei fã da série pretendo ler os livros quando tiver tempo – o que está difícil no momento haha. A HQ parece INCRÍVEL, fiquei com vontade de ter. Beijos, http://rehabliteraria.blogspot.com.br/
Nunca li os livros, nem assisti à série. Acho que se começasse pelos quadrinhos poderia me interessar depois, mas, mesmo assim, acabo deixando de lado. Não é o meu estilo de leitura. Acho que posso continuar apenas lendo aquilo que me interessa.
Beijão!
Uau, nunca fui fã de quadrinhos, mas com essas ilustrações! Simplesmente me apaixonei! Fiquei mega curiosa para ler o livro. Certo que vou participar do sorteio! Beijos, Mi
http://www.recantodami.com
Adoro quadrinhos, adorei esse da Guerra dos Tronos, ja vi esse quadrinho na livraria, só dei uma olhada rapida mesmo, mas achei legal demais! 🙂
Eu nunca fui muito chegado a quadrinhos e eu não achei esse um dos mais perfeitos, parece que está faltando um pedaço da perna do Eddard Stark, além do ator ser extremamente gordo e neste quadrinho ele é super malhado. Mas como eu gosto muito do seriado e do livro eu estou muito afim de ganhar.
Já assisti todos os episódios da série e estou com o primeiro livro para ler! Achei muito interessante eles terem lançado a HQ!
Descobri seu blog por meio do grupo do facebook 🙂 Se puder dar uma passadinha no meu ficarei muito feliz!
Beijos
Débora – Clube das 6
http://www.clubedas6.com.br
amo Game of Thrones, li só o primeiro livro por enquanto mas já vi a série toda, sou super apaixonada *-*
Game of Thrones é demais! E quando eu soube que havia a versão em HQ… Martin realmente é um mestre na arte da fantasia. Entretanto, diferente de Tolkien, ele nos atinge por todos os meios (Literatura, TV, Quadrinhos…)
Juntou duas paixões , HQs e GOT , amo demais, a ilustração ficou bem bacana, as expressões e também a narrativa, se perderam na composição dos personagens , mas de resto tá bem legal!
não tive paciencia de ler os livros ainda, e não quis ver a serie antes de ler. Será que assim eu consigo? 🙂
OI thais!! Sua resenha aumentou minha vontade de ler o livro. Assisto a série e adoro!!
beijos
Cara, eu adoro A Guerra dos Tronos, e adoooorei a versão em quadrinhos *_* Ler HQ me traz uma nostalgia do caramba! hahahaha , as ilustrações são demaaaais! Eu tenho alguns do X-man, Wolverine, mas nunca vi o do Guerra dos Tronos, e achei muito bom. Quero muito ler *_*