Resenha: A Arte da Imperfeição | Brené Brown - Pronome Interrogativo • Blog e Canal •
julho 11, 2012 Falando de Brené Brown // Novo Conceito // Promoção // Resenha

Resenha: A Arte da Imperfeição | Brené Brown


.

Título: A Arte da ImperfeiçãoAutor: Brené BrownEditora: Novo ConceitoSkoob: Adicione!Compare preços: Saraiva | Fnac | TravessaClassificação: EstrelasEstrelasEstrelasEstrelasEstrelas

Este importante livro é sobre a jornada de uma vida, deixando de se preocupar com “O que os outros vão pensar?” e acreditando que “Eu sou suficiente”. A habilidade ímpar da autora em misturar pesquisa original com relatos faz com que a leitura de A Arte da Imperfeição pareça uma longa e animadora conversa com uma amiga muito sábia que oferece compaixão, sabedoria e ótimos conselhos. A cada dia nos deparamos com uma enxurrada de imagens e mensagens da sociedade e da mídia nos dizendo quem, o que e como devemos ser. Somos levados a acreditar que, se pudéssemos ter um olhar perfeito e levar uma vida perfeita, já não nos sentiríamos inadequados. E se eu não posso manter todas essas bolas no ar? Por que não é todo mundo que trabalha duro e vive às minhas expectativas? O que as pessoas vão pensar se eu falhar ou desistir? Quando posso parar de provar a mim mesmo? Em A Arte da Imperfeição, Brené Brown, Ph.D, é uma especialista em vergonha, autenticidade e compartilha a coragem que aprendeu em uma década de pesquisas sobre o poder de viver sinceramente.

Ao receber este livro, fiquei um pouco receosa do que viria, pois como comentei na postagem anterior, não costumo ler livros de auto-ajuda. Não costumo porque simplesmente achava que este tipo de livro não tem nenhuma relação comigo. Mero engano…
Brené Brown é Ph.D., pesquisadora, escritora e professora universitária. Ela passou a última década estudando e pesquisando sobre vulnerabilidade, coragem, dignidade e vergonha. E são estes fatores e muitos outros que são citados em seu livro, não como um manual de “como ser feliz”, ditando regras, mas explicando e esclarecendo-os de forma praticamente didática, que quando mal desenvolvidos e aplicados atrapalham a alegria, as conexões e principalmente, a Vida Plena.
O que é ter coragem? Compaixão? Sintonia? Autenticidade? Pertencimento? Autocompaixão? Ao observarmos estas palavras, parecem ser definições fáceis que encontramos em qualquer dicionário, mas para uma vida prática e plena a “coisa” é muito diferente do que parece ser. Como um pequeno exemplo, coragem é definida segundo Brené da seguinte forma: “nós a vemos quando alguém pede ajuda”; “na sala de aula, quando uma aluna levanta a mão e diz: ‘Estou totalmente perdida. Não tenho ideia do que vocês estão falando'”; “Também enxergo coragem em mim mesma quando aceito o risco de ficar vulnerável e me desapontar.”. Incrível, não é?
Como essas histórias ilustram, coragem tem um efeito multiplicador. Toda vez que escolhemos a coragem, tornamos todos ao nosso redor um pouco melhores e o mundo um pouco mais corajoso. E bem que o mundo poderia se beneficiar de um pouco mais de gentileza e coragem.

Eu sinceramente consegui retirar diversos ensinamentos e consegui compreender coisas que faço diariamente que não contribuem para que eu seja uma pessoa melhor. Além disso, “A Arte da Imperfeição” contribuiu de forma significante para melhor compreensão em relação a acontecimentos na minha área de atuação, sendo uma profissional da educação. Às vezes é difícil relacionar-se com outra pessoa completamente diferente de você, mas existem fatores, como a compaixão e a sintonia, que vão contribuir para um relacionamento melhor, tanto consigo quanto com o outro.

Viver plenamente não é uma escolha que se faz uma vez. É um processo. Na verdade, acredito que seja a jornada de uma vida.

Caso vocês queiram entender e conhecer um pouco mais do que passei nesta resenha, existem dois vídeos da Brené no TED 2010, aqui, e no TED 2012, aqui. Acreditem, vale muito a pena conhecê-la.
PROMOÇÃO!

a Rafflecopter giveaway
* A promoção vai até o dia 18/08/2012 e o resultado será divulgado no dia 19/08/2012.



Deixe o seu comentário

14 Respostas para "Resenha: A Arte da Imperfeição | Brené Brown"

Gabriela Orlandin - 11 julho 2012 às 08:18

Que bom encontrar uma pessoa que gostou desse livro e que realmente vai levar algum ensinamento dele para a vida.
Eu adorei o que a autora nos passou, mas foram poucas pessoas que apreciaram tanto quanto eu. Brené escreve de um jeito que me cativou.
Só não vou participar do sorteio porque já tenho o livro, claro ^^
Beijo!

Responder

May - 11 julho 2012 às 09:33

Eu gostei bastante da lição que esse livro traz, porém, me incomodou um pouco a forma como ela o escreveu. Não sei explicar direito o que eu não gostei do livro, mas ele também não é de todo ruim. Eu tenho costume de ler auto-ajuda de vez em quando, pra variar o ritmo das fantasias, e eu realmente tento aproveitar esse tipo de livro ao máximo, porém, com A Arte da Imperfeição não tivesse esse “100%” de aproveitamento, aliás, não cheguei muito perto disso. Se fosse escrito de outra forma talvez me prendesse mais.

Beijinhos,
May ;*
{tagarelando.net}

Responder

Regiane "Carrie" Alencar - 11 julho 2012 às 13:25

Eu fiquei bem interessada em ler depois q vi algumas sinopses.

Responder

Anna Cristina - 11 julho 2012 às 15:52

Fiquei bem interessada quando li o encarte que veio dentro de um livro que comprei, to na curiosidade aki para ler esse livro e ja ouvi falar muuito bem dele.
Participando aqui da Promo… Beijos

Responder

Ilma Borges - 11 julho 2012 às 18:34

Que bomq ue gostou do livro, eu realmente espero que não vá muitoooo pelo lado da auto ajuda como vi algumas pessoas falando … espero gostar.

Responder

Nuvem de Letras - 11 julho 2012 às 20:38

Oláá
Tenho esse livro aqui e pretendo lê-lo em breve. Assim como você, não sou acostumada a ler livros desse gênero, mas fiquei bastante interessada. Tenho lido resenhas que realmente elogiam o modo de escrita da autora, assim como a sua, e acredito que algum ensinamento com certeza levarei para minha vida, afinal, por que não né?
Só não vou participar da promo porque já tenho rs mas boa sorte a todos que participarem!

Beijinhos
Daisy
nuvemdeletras.blogspot.com

Responder

Emmy - 11 julho 2012 às 23:13

OI!
Estou louca para ler esse livro, li no blog da gabi a resenha e agora lendo a sua deu muito mais vontade de lê-lo. confesso que nunca li nenhum livro de auto-ajuda, mas minha avó me ensinou a ser aberta a varias possibilidades e experiencias, então tenho certeza que irei tirar muito bom proveito desse livro!
participando da promoção 🙂
beijos chuchu!

Responder

Karini Couto - 12 julho 2012 às 11:43

Sinceramente a proposta do livro não me atraiu, mas como uma viciada em livros devo confessar que mesmo que um livro não me atraia se me deparar com ele em um momento onde estou buscando novas ideias certamente darei chance!

Responder

Amanda - 13 julho 2012 às 12:03

Amei a resenha e amo de livro de auto ajuda, alguns dizem que são fáceis de ler e difíceis de seguir mas eu os vejo como portas por que ás vezes temos problemas que parecem que somos os únicos a passarem por isso e vemos que não e ainda tem gente disposta a nos ajudar a sair disso. louca para ter este na minha estante.
No formulário, você não especificou onde deixar o e-mail para contato, então deixo aqui nos comentários:
amanda-sama21@hotmail.com

Um grande abraço
Amanda Ramos

Responder

Laura K. - 19 julho 2012 às 22:32

Não sou muito de ler livros nesse estilo, mas pela resenha até que fiquei interessada. Espero desse livro, o que espero nos demais: aprender sobre mim, sobre vida e tudo que a envolve (Laura S).

Responder

Isie Fernandes - 30 julho 2012 às 19:30

Oi, Thai.

Assim como você, não sou tão fã de livros autoajuda, mas tenho ouvido boas coisas a respeito de A Arte da Imperfeição. Parece uma leitura bastante construtiva, estou curiosa.

Beijos,

Isie Fernandes – de Dai para Isie

Responder

Genilda Silva - 31 julho 2012 às 20:13

Espero que ele faça juz a um livro de auto-ajuda como tenho lido em tantas resenhas e sorteios que tenho participado para ganhá-lo!

Responder

Daniele Nhasser - 01 agosto 2012 às 01:31

Eu li resenhas otimas sobre ele , minha expectativa e enorme !!
Espero que eu adore tanto como algumas amigas blogueiras curtiram !!
Beijocas

Responder

Mari Alencar - 15 agosto 2012 às 10:52

Eu li boas resenhas a respeito dele, mas eu ainda não consegui sentir aquele ânimo para ler. d:
Ótima resenha Thati!
Beijocas!

Mari – http://leitorete.blogspot.com

Responder

Instagram

Pronome Interrogativo • Blog e Canal • • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por