A Pirâmide Vermelha | Rick Riordan - Pronome Interrogativo • Blog e Canal •
novembro 17, 2012 Falando de Resenhas

A Pirâmide Vermelha | Rick Riordan


Título: A Pirâmide Vermelha – As Crônicas Dos Kane – Livro 1
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Skoob: Adicione!
Compre o livro: Clique aqui
Classificação: EstrelasEstrelasEstrelasEstrelasEstrelas

Os irmãos Carter e Sadie Kane vivem separados desde a morte da mãe. Sadie é criada em Londres pelos avós, e Carter viaja o mundo com o pai, o Dr. Julius Kane, um famoso egiptologista. Levados pelo pai ao British Museum, os irmãos descobrem que os deuses do Egito estão despertando. Para piorar, Set, o deus mais cruel, tem vigiado os Kane. A fim de detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada – uma busca que revelará a verdade sobre sua família e sua ligação com uma ordem secreta do tempo dos faraós.

Disse no Quote da Semana que nunca havia lido nada do Rick Riordan, e para dizer a verdade, se arrependimento matasse, eu estaria morta, com certeza! O cara é genial! Sabe misturar fantasia e mitologia de uma maneira incrível. E, sinceramente, além de ser uma ótima forma de ensinar História, é uma ótima maneira de trabalhar a interdisciplinaridade ao ensinar Literatura e História na sala de aula.

Rick nos apresenta a Julius, Sadie e Carter Kane. Eles formariam uma família completamente normal se Julius fosse apenas um arqueólogo e egiptólogo que viaja demais. Porém, Carter e Sadie, além de viverem separados um do outro, perderam a mãe quando eram muito novos e não sabiam o motivo da morte dela, apenas sabiam que os avós acusavam o pai de ser o culpado pelo ocorrido. Carter vive viajando com Julius, não tem uma vida nem um pouco normal, pois ao invés de frequentar uma escola, aprendeu com o pai, vive viajando e na maioria das vezes, fugindo das pessoas e presenciando acontecimentos estranhos. Já Sadie vive com os avós na Inglaterra, leva a vida da maneira mais normal possível, apesar dos problemas que todo adolescente passa e vê o pai apenas duas vezes no ano.

Tudo muda de uma hora para outra quando Julius vai visitar Sadie pela segunda vez naquele ano, na véspera do Natal, e resolve fazer um “passeio” com os filhos no British Museum. Tudo começa a ficar muito estranho quando o pai deles fica sozinho com a Pedra de Roseta, uma artefato egípcio, e ocorre uma explosão. Não foi uma simples explosão, ela acarreta a aparição de um ser nada humano, a libertação de cinco deuses e Julius acaba indo parar num caixão sendo, literalmente, enterrado. Agora, com o pai desaparecido, Carter e Sadie terão que enfrentar uma nova realidade, aprender sobre uma nova cultura e conhecer toda a verdade que existe por traz de sua família e origem. Infelizmente nem os próprios avós poderão protegê-los do que está por vir, apenas o tio Amós, irmão de Julius, e muitas outras “criaturas” que surgirão ao longo da história.

O autor nos apresenta uma narrativa bem diferente, é como se todo o livro fosse uma transcrição de uma gravação. Os capítulos são divididos de acordo com as aventuras, com títulos bem engraçados, e de acordo com quem está narrando as aventuras naquele momento. A gravação é tão real que existem momentos em que Sadie e Carter acabam brigando, discutindo ou repreendendo determinados comentários.

[Dê logo a droga do microfone]
Oi. Aqui é Sadie. Meu irmão é uma droga como contador de história. Peço desculpas por isso. Mas agora eu estou aqui, então tudo vai ficar bem.
Vejamos. A explosão. A Pedra de Roseta em um milhão de pedaços. O diabo de fogo. Papai dentro de um caixão. O francês apavorante e a garota árabe com uma faca. Nós dois desmaiados. Certo.

Os personagens criados são incríveis! Adorei o Khufu, mesmo não sabendo como as pessoas o entendiam com seus grunhidos, e Bastet, a deusa-gata. O humor ácido e as piadinhas que encontramos na maioria dos personagens transformam as aventuras em uma coisa ainda mais legal de ser apreciada.

A questão das tiradas engraçadas não são diferentes com Sadie e Carter. E apesar de serem tão diferentes, tanto fisicamente, quanto na forma que foram criados, acabam desenvolvendo um afeto que é espantoso até para eles por viverem tão longe. E é com Sadie e Carter que passamos a conhecer melhor a mitologia egípcia. Apesar de para Carter algumas coisas já serem familiares, por estar sempre acompanhando o pai, acaba descobrindo novos significados para coisas que achava um grande absurdo. Rick Riordan coloca nossos personagens principais em uma grandiosa aventura, mas consegue instigar o leitor a entrar na história, aprendendo e conhecendo uma nova cultura junto com os protagonistas.

O primeiro volume da série “Crônicas dos Kane” é cheio de mistério, magia e muita aventura. Não se engane por ser literatura infanto-juvenil, porque assim como eu, muitos leitores podem se surpreender com a forma que o autor escreve. Uma narrativa dinâmica e muito divertida. Não vejo a hora de ler os outros livros da série!



Deixe o seu comentário

31 Respostas para "A Pirâmide Vermelha | Rick Riordan"

Gabriel Ribeiro Gomes - 18 novembro 2012 às 16:13

Não tenho tanta vontade de ler essa série mais um dia darei uma chance adorei sua resenha beijos !

euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá >D e vota no post . )

Responder

Mariana Saldanha - 18 novembro 2012 às 16:38

Quando li a sinopse, pensei assim: “Ih, esse livro deve ser um daqueles mitólogicos que está bem na moda” mas, com você falando dele de uma forma tão legal e ainda dando 5 estrelas, eu fiquei tipo: “Preciso ler esse livro urgentemente.”
Amei a resenha…
Flor, está rolando um sorteio de uma paleta lá no blog, participa, por favor??
Link:http://modaetutorial.blogspot.com.br/2012/11/sorteio-paleta-macrilan-em-parceria-com.html
Beijos

Responder

Natalia Dantas - 18 novembro 2012 às 16:46

Oi!
Parabéns pela resenha!
Até o momento eu não li nada do Rick, mas com tantos comentários positivos é impossível resistir aos livros dele. Acho que ainda darei uma chance aos livros dele, já que história é uma matéria que gosto muito.

Beijos :*
Natalia.
http://musicaselivros.blogspot.com.br/

Responder

Thaís - 18 novembro 2012 às 17:12

Muito bem feita a resenha!
Não sou muito de ler esses tipos de livros, mas amei mesmo, deu vontade de ler! ahahha
beijos

http://www.bolsadegarotabr.blogspot.com.br/

Responder

Marielen Romanna - 18 novembro 2012 às 19:03

Oi Thaís, retribuindo a visita e o comentário que você fez lá no Pixie Violeta.
Ah, também segui seu blog, me identifiquei muito pois eu sou viciada em livros! Achei a resenha super bem feita, agora me deu vontade de ler este! haha
Beijinhos
http://pixievioleta.blogspot.com.br/

Responder

Sombras da Beleza - 18 novembro 2012 às 19:07

Não li, mas fiquei com vontade! 🙂
Já participaste no passatempo que está a decorrer no meu blog? Fica aqui a dica…

Beijinhos,
Ana

http://sombrasdabeleza.blogspot.pt

Responder

Ellen Alves - 18 novembro 2012 às 20:09

Oi flor! obrigada por passar lá no meu blog!! estou te seguindo de volta ok? eu sempre ouvi comentarios de Rick dos meus colegas e nunca apostei em um livro dele, estou pensando em ler! sua resenha foi ótima e eu quero Lê um livro dele que não seja sobre mitologia

Responder


Thaís Cavalcante
novembro 18th, 2012 em 20:34
respondeu:

Ellen, se não me engano, “Tequila Vermelha” é um livro do Rick que não tem nada sobre mitologia. Acredito que vale muito a pena lê-lo, já que vi diversas resenhas ótimas sobre. 🙂

Responder

Cida - 18 novembro 2012 às 20:12

Eu adoro histórias que envolvam o Egito, saber que este livro foi uma leitura tão boa me deixa super animada para ler. Eu tenho os dois primeiros da série, assim que comprar o terceiro vou ler de uma só vez.

Bjos!!
Cida
Moonlight Books

Responder

Elisandra - 18 novembro 2012 às 20:30

oi Flor,

Já li desse autor os dois primeiros livros do Percy e gostei muito, ainda não tinha me interessado por essa outra séria, mas depois de ler sua resenha notei que preciso ter ela para ler também….amei sua resenha….beijokas elis

http://amagiareal.blogspot.com.br/ (Me visita?)

Responder

Luara Cardoso - 18 novembro 2012 às 21:26

Estou muito curiosa só porque é um livro do Rick Riordan. Sério, tenho muita curiosidade de ler algo dele, só para conhecer a narrativa. 🙂

Um beijo,
Luara – Estante Vertical

Responder

LariiiCouto - 18 novembro 2012 às 21:50

Adorei a resenha e o seu blog num todo.
Lembrei que preciso atualizar minhas leituras e adorei sua dica.

Beijos

Moda na Janela

Responder

Carolina - 18 novembro 2012 às 22:27

Do Riordan eu só li o primeiro livro da série Percy Jackson e, apesar de ter gostado, nunca li os outros da série. Cheguei a comprar A Pira^mide Vermelha, mas acabei sorteando no blog. Tenho vontade de dar outra chance aos livros dele, mas falta motivação :~

Beijo
Sun Rises Here

Responder

Jaqueline - 18 novembro 2012 às 23:23

Adoro blogs literários, e o seu já tá na lista dos favoritos!

Beijo

http://www.garotaxmulher.com

Responder

Guilherme - 18 novembro 2012 às 23:47

Não curto muito livros de mitologias então não sei se iria curtir esse livro =/
Já estou seguindo hehe

beijos.
Guilherme.
http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

Responder

Alana Homrich - 19 novembro 2012 às 12:31

Oi, adorei seu blog! Vou visitar sempre, com certeza.
Sobre a resenha, eu já li a outra série do Rick Riordan e gostei bastante. Acredito que vou pedir esta como presente de natal, hehe.
Adoro livros sobre mitologia =)
Beijinhos,
alanahomrich.blogspot.com.br

Responder

Alice Aguiar - 19 novembro 2012 às 13:29

eu nao li nada do rick ainda, mas fiquei mega interessada nesse livro
parece bem envolvente e é uma tematica bem legal 🙂

Responder

Isadora Ferreira - 19 novembro 2012 às 14:02

Eu amo o Rick e amo As Crônicas dos Kane. Só li o primeiro livro da série, Pirâmide Vermelha, mas estou louca com a continuação. Amei sua resenha, Thaís! Ficou perfeita! Me deu até vontade de reler o livro.
Beijos
Sonho de Biblioteca

Responder

Raíssa Lins - 19 novembro 2012 às 17:47

Li toda a série de Percy Jackson e Os Olimpianos e já estou acompanhando Os Heróis do Olimpo, mas sempre fiquei com um pé atrás em relação Às Crônicas dos Kane, afinal, não sou muito ligada em mitologia Egípcia. Entretanto, parece que todas as excelentes qualidades de Rick Riordan como contador de história e professor estão presentes nessa série também. Que bom, mais uma série dele para eu ler! 😀

Responder

Lucas Maia - 19 novembro 2012 às 19:04

Oi Thais,
Já tinha lido livros do Rick Riordan, foi até os livro do Percy jackson, que tem uma história, pelo que notei, um pouco parecida com esse ai. Adoro mitologia e os do Percy gostei muito porque é carregado disso e já tinha visto para vender e pensei mesmo em comprar e agora com a sua resenha, só me vez anotar a minha lista.

Gostei muito do jeito com é contada a história e quando ler, te falo o que achei, mas suspeito que irei gostar muito. ^^

Beijos

Responder

Leandro de Lira - 19 novembro 2012 às 20:21

Oi!
Eu já li a série “Percy Jackson e os Olimpianos” do autor e gostei. Sobre essa série, não sei se gostaria. Se encontro opiniões divididas e não sei gostaria. Mas caso tenha oportunidade, lerei sim.
Você gostou mesmo do livro! rs
Parabéns pela resenha!
Abraço!

“Palavras ao Vento…”
http://www.leandro-de-lira.com

Responder

Kedlei Grein - 20 novembro 2012 às 12:03

Fiquei muito interessada no livro!
Adorei seu blog … as dicas literarias![amo]
Obrigada pela visita, volte sempre! rsrss {conversa de visinha]

http://moncerise.blogspot.com.br/

bjooo

Responder

Ideia Substancial - 20 novembro 2012 às 15:38

Não conhecia, curti a resenha. Agora vendo sua foto, você realmente tem carinha de 14 anos hehehe. Estou seguindo, venha me fazer uma visitinha, se gostar e quiser me seguir também, vou amar. Ah está rolando sorteio lá no blog, para participar basta ser seguidor. Bjooo!

Responder

Isabela Godoy - 20 novembro 2012 às 16:17

Eu já dei esse livro de aniversário pra uma amiga, rs, mas confesso que nunca li e nunca me interessei pela história :/ É que eu curto outros estilos de livros!

http://www.deliriosdegarota.com

Responder

Isabel - 20 novembro 2012 às 16:26

Estou louca para ler As crônicas dos Kane. Já li outras duas séries de Rick Riordan (Os heróis do Olimpo e Percy Jackson) e não me arrependo.

Responder

Iza - 20 novembro 2012 às 17:59

Nunca tinha ouvido falar sobre essa série, mas parece ser boa. A capa é linda também! 😀

Baci!

Cowgirls from Hell

Responder

Gabriela Orlandin - 21 novembro 2012 às 22:32

Aconteceu a mesma coisa comigo quando li Percy Jackson! Eu não sei como cheguei a ler os livros, mas sei que, quando li o primeiro, todos já tinham lançados e eu devorei, um atrás do outro. Não devo ter demorado mais de um mês pra ler todos, haha. São muito bons, a escrita do Rick é maravilhosa. Eu não estava tão empolgada com essa série, mas agora tu me deixou com água na boca xD
Quero quero quero! *-*
Beijos!

Responder

Mariana - 23 novembro 2012 às 21:24

Adorei a resenha , quero muito ler essa série !
Te indiquei para um meme la no meu blog : http://livros-e-chocolate.blogspot.com.br/2012/11/meme-de-incentivo-leitura.html
Beijos :3

Responder

Marco Antonio - 24 novembro 2012 às 16:31

Boa tarde Thaís,

Esse livro e a série estão na minha lista de desejados….gosto muito da escrita do autor…parabéns pela resenha….tem post novo no blog…passa lá…..abçs.

http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

Responder

Giulia Bodanese - 30 novembro 2012 às 17:40

Oi, eu sou simplesmente louca por mitologia, louca mesmo. O Rick me conquistou com Percy Jackson e quando lançou essa nova série eu não resisti a ler, adora as briguinhas entre os irmãos e a Bastet, na real o livro me ajudou em uma prova de história! Tem uma parte do livro que me chama atenção que é quando eles passam por NY e Amós faz menção as outros deuses, e Carter diz já ter pensado que viu um cavalo voando! Eu fiquei tipo, como assim?? O Rick meio que não excluiu a história do Percy, eu achei isso muitooo legal. Amei a resenha, você escreve muito bem!

Beijos, Giu

Responder

Ana Carolina Marinho - 29 dezembro 2012 às 17:40

Gostei muito da resenha, tinha visto a resenha do outro livro e fui vendo outros posts do blog e achei a do primeiro, amei!
http://www.fashionistaapaixonada.blogspot.com

Responder

Instagram

Pronome Interrogativo • Blog e Canal • • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por