Top 5: Animais da Literatura - Pronome Interrogativo • Blog e Canal •
outubro 04, 2012 Falando de Listas Literárias // Top 5

Top 5: Animais da Literatura


Hoje é o dia Mundial dos Animais e nada mais justo criar um Top 5 para esses seres tão adoráveis e mesmo sem o poder da fala, acabam nos compreendendo de uma forma que transcende a forma humana. Mas não enganem, pelo menos para mim, a figura animal na literatura quer explicar as pessoas. Determinados autores acabam utilizando os animais para demonstrar a verdadeira face do ser humano e atribui certos traços humanos à eles.

1- Baleia:

Baleia é uma cadela que consegue roubar a cena em Vidas Secas, Graciliano Ramos. A cadela retratada é um animal pequeno, mas extremamente forte, que consegue acompanhar e ajudar Fabiano em determinadas atividades, como arrebanhar a pequena quantidade de gado que a família possuía. Baleia é um animal tão marcante nesta obra, que o autor dedicou-lhe um capítulo inteiro para ela e, para mim, foi o mais marcante e emocionante de todos porque Graciliano lhe empresta sentimentos e pensamentos humanos.

2- Aslam:

C.S. Lewis dá voz, literalmente, ao leão, o único personagem que aparece em todos os livros da série. Aslam representa muito mais que um singelo animal falante, ele é a figura de Cristo: criou Nárnia ao cantar sua vida, trouxe seu fim ao destrui-la, morreu e logo em seguida ressuscitou quebrando a Mesa de Pedra, elemento este que representa o véu do santuário se rasgando em duas partes na Bíblia.

3- A barata de “A Paixão Segundo G. H.”:

G.H., no conto de Clarice Lispector, está dentro de uma crise existencial e se depara com o vazio de sua vida. E é no interior do quarto da empregada que G.H. encontra uma barata e começa a questionar sua vida. Ao tentar se aproximar da barata, aproximava-se da sua existência e acaba percebendo que a barata e ela têm uma vida bem parecida: medo, atenção, expectativa e a busca de manter-se viva.

4- Coelho Branco:

O Coelho Branco no livro “Alice no País das Maravilhas” é um personagem que está sempre atrasado para algo que ele não revela e ninguém sabe. No livro em inglês, ao invés de ser “follow the white rabbit” a frase dita é “down the rabbit hole” que quer dizer uma viagem ao desconhecido e também uma expressão usada para uma “viagem” com alucinógenos.

5- Moby Dick:

A tão temida baleia branca, descrita por Herman Melville, é um enigma para o marinheiro narrador, enquanto para a maioria a baleia seja apenas uma aventura que renderá lucros, para Ishmael é o animal mais sublime que existe, mas para Ahab a baleia o magoou física e espiritualmente. E esta “simples” baleia torna-se, de certa forma, um ser quase divino.



Deixe o seu comentário

11 Respostas para "Top 5: Animais da Literatura"

Preto no Branco - 05 outubro 2012 às 00:47

Aslam e coelho branco <3.<3
Acrescentaria Zeus, pena q ele é pouco conhecido é o animal de estimação do protagonista do livro Um homem de sorte de Nicholas Sparks s2

Responder


Thaís Cavalcante
outubro 5th, 2012 em 0:55
respondeu:

Bem lembrado! Quem sabe num “Top 5” futuro ele não chega entre os 5 primeiros. 😀

Responder

Lili - 05 outubro 2012 às 11:20

Adorei o post, com certeza há muitos outros animais que chamam atenção em outros livros, porém sempre haverá uma seleção.

liliescreve.blogspot.com

Responder

Alice Aguiar - 05 outubro 2012 às 11:24

aslan e o coelho branco com certeza <3

Responder

Cami - 05 outubro 2012 às 17:44

Nossa, concordo com a sua lista! Aslan é perfeito <3 E a Baleia, a cachorrinha de Graciliano Ramos é muito marcante mesmo. ótima lista!

Responder

Aline T.K.M. - 05 outubro 2012 às 19:45

Adorei a lista e achei muito justo ver Baleia em primeiro lugar!

bj
escrevendoloucamente.blogspot.com

Responder

Isabel - 05 outubro 2012 às 21:30

Edwiges, kd?
haaha, brincadeira. Amei o fato de baleia estar em primeiro!

Responder

Letícia Iauch - 06 outubro 2012 às 13:23

Ei Thaís!

Realmente, os animaizinhos acabam animando os livro! Destes eu só conheço o Aslam e o Coelho, uns fofos ♥ hahahaha

Bjoos’
Lets

Responder

Isadora Ferreira - 07 outubro 2012 às 10:47

Sou apaixonada pelo Aslam e pelo Coelho Branco! Eles com certeza são meus animais favoritos dentro do universo literário. Amei o post, super criativo e inspirador. Alguns animais tem extrema importância em varias obras magnificas. Ah, me apaixonei pelo blog já, beijos
http://sonhodebiblioteca.blogspot.con/

Responder

Janaina Barreto - 07 outubro 2012 às 16:25

Oi, Thaís! Eu só conheço Aslam e o coleho branco, mas é de nome mesmo… nunca li nenhum dos livros. Achei curiosas as tuas escolhas, principalmente a barata! kkkk E agora preciso ler Vidas secas por causa da baleia!

Não sou boas em organizar tops, mas há alguns animais que eu gostei demais e vou citá-los: Mishima, do livro “Amor em minúscula”. Ele tem pouca participação, mas é o pontapé inicial da história. Enzo, de “A arte de correr na chuva” (um amor! ele é quem narra a história). Eva (acho que é Eva mesmo) de “Qual seu número?”. Essa cadelinha salvou o livro, na minha opinião.

Talvez ainda citasse outros, mas agora realmente minha memória resolveu falahar outra vez. u.ú

Beijos ;*

Responder

Gisela M. Bortoloso - 07 outubro 2012 às 17:35

Detesto baratas, então ela sai da minha lista, eu a substituiria pela coruja do H.P. que apresar de ser figurativa, todo mundo conhece e chorei tanto quando ela morreu…
um abraço
Gisela – Ler para Divertir

Responder

Instagram

Pronome Interrogativo • Blog e Canal • • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por