Top 5: Dicas para ler livros em inglês - Pronome Interrogativo • Blog e Canal •
abril 17, 2013 Falando de Top 5

Top 5: Dicas para ler livros em inglês


De ontem para hoje recebi algumas mensagens pedindo dicas de como ler livros em inglês e alguns comentários de pessoas que querem melhorar o idioma e a leitura. Por isso, acabei pensando em criar um Top 5 especialmente para vocês, com algumas dicas e, para mim, as mais importantes.

1- Escolha seu método

Muitos cursos de inglês se diferenciam exatamente por causa do método utilizado. Algumas pessoas se adaptam com o método de um determinado curso e outras com outro método utilizado por outro curso. Por isso, ao começar a ler um livro em inglês, encontre o método que você ache melhor ou vai conseguir alcançar o sentido pleno do livro. Então, Thaís, quais os métodos existentes? Algumas pessoas usam a versão em inglês e a versão em português e as lê ao mesmo tempo. Outras usam audio books em inglês e o livro também na versão em inglês aproveitando para estudar a pronúncia. E ainda existem aqueles que abrem o livro e procura as palavras que não conhece e antes de começar a leitura procura seu significado. Mas não importa qual seja seu método, encontre o que achar melhor e mais fácil para você.

2- Leia livros que você já leu em português

Você pode se perguntar: Mas eu vou ler a mesma história novamente? Sim! Para mim é muito agradável relembrar aquele momento especial, um parágrafo ou até mesmo um personagem. Mas além disso, o benefício da leitura de um livro em inglês que já leu em português é que você já está ambientado na história, sabe o que vai acontecer e o vocabulário fará mais sentido.

3- Não pare!

Às vezes nos deparamos com palavras ou expressões que nunca vimos na vida, isso é normal até mesmo para o mais estudioso do idioma. Na língua de qualquer idioma há a tendência de aparecer novas expressões e até mesmo contrações diferentes diariamente. Minha dica é: NÃO PARE! Não abra o dicionário para procurar o que cada palavra significa, trabalhe com o contexto, o que aquela palavra ou expressão pode significar. Mas se for algo que não faz muito sentido, você pode visitar o Urban Dictionary, um dicionário online cheio de expressões.

4- Não desista!

Aprender um novo idioma ou reforçá-lo não é fácil. Virá o desânimo, a vontade de desistir, largar o livro, mas não o faça. Não desista! Comece por livros simples, com uma linguagem fácil, até mesmo os livros infantis auxiliam na aprendizagem, tudo depende do proveito que vai tirar daquela leitura. Um outro tipo de leitura que ajuda pela linguagem ser mais simples são os Young Adults (YA).

5- Estabeleça metas

Se você está começando ou não tem tempo para passar horas lendo, estabeleça uma meta diária, determinando o número de páginas ou capítulos que lerá. Se separar pelo menos quinze minutos todos os dias para ler algumas páginas em inglês, você pode aprender ao menos duas novas palavras por dia, dependendo do livro, e ainda vai praticar e exercitar o idioma.


Deixe o seu comentário

17 Respostas para "Top 5: Dicas para ler livros em inglês"

Jessica Kayne - 17 abril 2013 às 17:34

Quero muito ler um livro em inglês para saber mais da língua! Mas estou com tantos livros em português pra ler, que fico sem tempo :/ As dicas estão muito boas, parabéns 🙂
beijos, Jeh ;*
http://www.nuvempink.com

Responder

Silvana Sartori - 17 abril 2013 às 18:06

Amiga eu tenho uma vontade doida de ler livros em inglês, mas eu também tenho essa dificuldade de entender algumas palavras, mesmo fazendo curso de inglês na Wizard. Mas tipo, meu professor do ano passado me disse que precisamos pegar livros fininhos, pode até ser infantil mesmo para que a gente comece a familiarizar com as palavras e depois de entender tudo, a gente vai avançando para outros livros, porque nem sempre a gente vai realmente entender algumas coisas e ai ele diz que precisamos sempre estar com um dicionario do lado para saber que palavra é e tudo mais. É complicado né ? heehehehe…Mas deve ser bem legal aprender a ler em ingles. Gostaria muito, mas nào sei viu…Já estou achando complicada a apostila que toh fazendo agora, imagina o intermediario hahahaahha…enfim…gostei da postagem.

beijinhos linda e fica com Deus

lovereadmybooks.blogspot.com.br

Responder

baby_monster - 17 abril 2013 às 18:51

adooreii suas dicass adoorei demaiss o/
acervo-de-livros.blogspot.com

Responder

Camila - 17 abril 2013 às 20:01

Legal as dicas Thaís, mas nem entendo ingles direito hehe

Responder

Isabela Vicentin - 17 abril 2013 às 20:56

Essas dicas não poderiam ter vindo em hora melhor, Thaís! xD Meus livros em inglês do Submarino chegaram há uns dias e eu comecei a ler um deles e não consegui deixar o primeiro capítulo porque to meio desanimada e cheia de coisas pra fazer! Mas vou seguir algumas das suas dicas ótimas <3
Beeijos
http://cha-depalavras.blogspot.com.br

Responder

Clara Beatriz - 17 abril 2013 às 22:01

Muito obrigada pelas dicas, Thaís! Quero muito começar a ler em inglês.
@mmmundodetinta
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

Responder

Juliana Pires - 17 abril 2013 às 22:48

Eu tenho estudado mais todo dia para poder aprender o idioma, e é uma coisa diária, tem que estudar sempre, ótimas dicas.

bjks

Responder

Alice Aguiar - 18 abril 2013 às 00:10

eu pretendo treinar meu ingles em leitura. quem sabe esse ano xp

Responder

Lili - 18 abril 2013 às 08:01

Eu tô querendo retomar as leituras, provavelmente no segundo semestre pós rolos de início de ano.
Concordo com todas as tuas dicas (elas me ajudam em outras línguas, e até em inglês que eu tenho muitas dificuldades).
Tô para comprar um Kobo e acho que isso ajudará a leitura, porque é mais fácil pro meu sistema de “continue a ler e vá marcando as palavras desconhecidas pra ver depois o significado”.

Amei mesmo e vou recomendar lá no blog o pessoal vir ver (no final de abril tem as recordações da última quinzena)

liliescreve.blogspot.com

Responder

Julia G - 18 abril 2013 às 08:59

Oi Thais, eu também leio alguns livros e inglês e acho que suas dicas são mesmo valiosas! Principalmente a do Não pare! Tem palavras que eu aprendo o significado sem uso do dicionário, simplesmente porque entendi o que ela dizia no contexto, e isso é ainda melhor, porque a gente pensa no que ela significa em inglês, e não traduz 😀

Beijos

Responder

Twice Lisboa - 19 abril 2013 às 14:42

Ótimas dicas de verdade!
Estou morando em Dublin para estudar e é bem complicado aprender outra lingua.
Caso eu não saiba a palavra, eu passo o marcador de texto, anoto no caderninho, olho o dicionário e anoto a tradução ao lado no caderno. Ajuda bastante também.

Beijo.
http://www.estounanoia.blogspot.com

Responder

Mirelle Candeloro - 20 abril 2013 às 20:39

Nossa, preciso urgente tentar a ler um livro todinho em inglês. Todos que comecei eu parei. Não porque achei exatamente difícil, mas achei muito demorado. Tenho que redobrar minha atenção e a leitura fica arrastada, sabe?! Não consigo ler mais que 2 capítulos e canso horrores.. hehe Mas preciso persistir. Beijão e valeu pelas dicas. Mi

http://www.recantodami.com

Responder

Lorena Rocco - 20 abril 2013 às 23:21

Estou no meio do meu curso e tentando começar a ler em inglês. Meu problema nem é ler, mas comprar livros em inglês. Meu Deus, por que tão caros? hahaha

Beijo!

Responder

Hayley Nichole Williams - 23 abril 2013 às 22:25

Muito bom! Vou fazer isso quando terminar meu curso no meio do ano, para exercitar e não ficar parada!

Responder

Helaina_One - 02 maio 2013 às 15:28

Adorei suas dicas!
Já era do jeitinho que eu fazia, o que simplifica bastante as coisas!
Achei muito bom a dica: Não Pare!
Nem em português a gente para a leitura toda hora pra checar as palavras que não conhecemos no dicionário… porque faríamos isso em outro idioma?!

Beijussss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/

Responder

Evandra - 24 novembro 2013 às 23:57

Ai que artigo óóóótimo! Simplesmente amei as dicas. Podiam enviar o post pro e-mail tb:(

Responder

Rose - 14 janeiro 2014 às 10:01

Thaís, tudo bem?

Você recomenda alguma editora, de livros originais em inglês?

Estou querendo comprar o Persuasion, da Jane Austen, mas não sei que versão e de que editora comprar.

Pode me ajudar?

Pode me responder por e-mail, por favor?

Obrigada, um beijo!

Responder

Instagram

Pronome Interrogativo • Blog e Canal • • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por