Top 5: Formas de estimular o hábito de leitura nas crianças - Pronome Interrogativo • Blog e Canal •
outubro 12, 2013 Falando de Top 5

Top 5: Formas de estimular o hábito de leitura nas crianças


Hoje, dia 12 de outubro, é o Dia das Crianças e é também comemorado o Dia Nacional da Leitura. Nada melhor que unir as duas comemorações e desenvolver algo que beneficie ainda mais as crianças como leitores no futuro, não é mesmo? É por isso que o Top 5 de hoje traz formas de estimular o hábito de leitura nas crianças. Vamos lá?

1- Escolha o livro certo!

Já ouvi muitas pessoas fazerem cara feia – não apenas meus alunos atualmente, mas amigos meus que tiveram experiências conturbadas em relação aos livros que leram – quando comento sobre algum título e/ou autor. A explicação mais óbvia, ao meu ver, é que inseriram aquele autor/livro na época errada. Convenhamos, ler Machado de Assis, um dos autores que mais vejo as pessoas “odiando”, com 12/14 anos não é lá a melhor escolha de leitura, não é mesmo? Hoje temos tantas opções e geralmente, senão todas, vêm com a faixa etária especificada. Mas o melhor que ver a faixa etária é observar qual o assunto a criança mais gosta. Se são vídeo games, temos livros baseados em jogos como Assassin’s Creed, Mass Effect e Diablo III, se é fantasia, temos Nárnia, Percy Jackson e Harry Potter. Mas se ainda assim a criança for nova demais para este tipo de livro e ainda tiver alguns gostos específicos desenvolvidos, temos livros do Monteiro Lobato, Ziraldo e muitos outros autores.

2- Dê o exemplo!

Como uma colega de trabalho diz, melhor que induzir, é demonstrar e é desta forma que funciona com as crianças. Se ela o vê lendo, isso despertará interesse e curiosidade e desta forma você conseguirá até mesmo ler alguma história que vá atrair o gosto dela. Se você lê, ficará muito mais fácil estimular o hábito nas crianças.

3- Passeie na livraria/biblioteca!

O melhor lugar para um viciado em livros estar é uma livraria ou biblioteca e fazer uma visitar nesse universo com uma criança é uma das melhor experiências que pode existir. Mas ao invés de deixá-la apenas explorando o lugar, vá junto, veja o que a atrai, ajude a mostrar qual tipo de leitura pode ser mais aceitável para a individualidade dela.

4- Deixe a criatividade rolar solta!

É fácil se deparar com casos em que a criança não sabe ler ou ainda esteja na fase da alfabetização. É por isso que credito que a melhor forma de valorizar o momento é dando asas à criatividade dela, deixando que crie suas próprias histórias a partir das imagens.

5- Leia para uma criança

Este é um gesto simples mas muito grandioso! Você não estará colaborando apenas com a educação da criança, mas também ajudando a entender ainda mais sua própria língua e fazendo que ela aguce seu pensamento crítico. As crianças de hoje serão os adultos de amanhã, se você se importa com ela e dedica alguns minutos do seu tempo, no futuro isso será passado de uma forma boa para outras pessoas.

A leitura para as crianças não tem apenas um cunho educacional, esse é um ato que pode melhorar o desenvolvimento dela em diferentes aspectos, como aguçando a percepção de mundo, melhorando o aprendizado e ela pode comunicar-se e expressar-se ainda melhor. Esse é um hábito saudável que vale a pena ser estimulado!

Acompanhe o Pronome Interrogativo nas redes sociais: TwitterFacebookYoutube



Deixe o seu comentário

3 Respostas para "Top 5: Formas de estimular o hábito de leitura nas crianças"

Ellen Alves - 13 outubro 2013 às 13:34

Tenho um irmãozinho pequeno, e faço sempre isso! e olhe que ele só tem 11 meses! Mas já deixo ele ter contato com os livros! E ele já é dono de 3 livros! Ameiiiiiii seu post!!! Favoritei seu blog aqui <3
http://www.momentosassim.com

Responder

Clara - 13 outubro 2013 às 20:53

Tenho apenas 16 anos, mas já penso quando tiver meus filhos (se Deus quiser), e espero comprar muitos livros para eles e fazê-los amarem a leitura assim como eu amo!

@mmundodetinta
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

Responder

Mirelle - 14 outubro 2013 às 03:05

Oi Tha, adorei as dicas, concordo com você em tudo! Quero muito poder ler para os meus filhos desde cedo para estimulá-los e apresentá-los o mundo mágico da leitura. Beijos, Mi

http://www.recantodami.com

Responder

Instagram

Pronome Interrogativo • Blog e Canal • • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por