Top 5: Livros com a Temática Natalina - Pronome Interrogativo • Blog e Canal •
dezembro 24, 2012 Falando de Especial de Natal // Listas Literárias // Natal // Top 5

Top 5: Livros com a Temática Natalina


O Natal, para muitos, é uma data feliz, linda, onde o espírito natalino, cheio de trocas e amor, reina. Bem, para mim é como outro dia qualquer mas com panetone e rabanada. Não que eu tenha perdido a fé no ser humano, mas, para ser honesta, muitas pessoas deveriam acreditar que é Natal o ano inteiro, todos os dias, para agir sempre de forma coerente e honesta e não fazê-lo apenas no final de ano. Desabafos à parte, estamos na véspera de Natal e nada melhor que entrar no clima com livros que possuem essa temática, não é mesmo?

1 – Um Conto de Natal – Charles Dickens

“Um Conto de Natal”, do britânico Charles Dickens (1812-1870), está, certamente, entre as histórias mais difundidas da literatura ocidental. O enredo nos traz a figura de Scrooge, um rabugento homem de negócios de Londres, sovina e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Não deixa que ninguém rompa sua carapaça e preocupa-se apenas com seus lucros. No frio natalino, ele é visitado pelo fantasma de Marley, seu sócio, morto há algum tempo. Esta visita muda a sua vida.A história foi escrita entre outubro e novembro de 1843, para ser publicada em capítulos de jornal, com ilustrações de John Leech, em dezembro do mesmo ano. O enredo é familiar a todos: foi filmado várias vezes, televisionado, adaptado para o teatro, para crianças, transformado em desenho animado e até em histórias em quadrinhos. Até mesmo a figura de Scrooge teve descendentes, já que o nome original do Tio Patinhas, personagem de Walt Disney, é Uncle Scrooge.

.

2 – O Natal de Poirot – Agatha Christie
Véspera de Natal. A reunião da família Lee é arruinada pelo barulho ensurdecedor de móveis sendo destroçados, seguido de um grito agudo e sofrido. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada. Mas quando Hercule Poirot, que está no vilarejo para passar o Natal com um amigo, se oferece para ajudar, depara-se com uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas. Parece que todos tinham suas próprias razões para detestar o velho…

.3 – O Natal do avarento – Charles Dickens

Durante toda a vida adulta, o avarento Sr. Scrooge detestou o Natal e o comportamento das pessoas nessa época do ano. Mais uma véspera do feriado chega e ele se prepara para comemorar a data à sua maneira: mal-humorado e sozinho. Mas fatos estranhos lhe mostram que é preciso dar uma oportunidade ao espírito natalino.

.

4 – Como o Grinch Roubou o Natal – Dr. Seuss
Este é o livro que deu origem ao filme com Jim Carrey.É a história do Grinch, uma criatura verde que tem o coração duas vezes menor que o das pessoas. Ele odeia o Natal da Quem-Lândia, e resolve pôr um fim na festa. Para sua surpresa, entretanto, seus planos não dão certo – o Natal acontece assim mesmo – e Grinch acaba descobrindo o verdadeiro significado dessa festa.

5 – A Lista de Natal – Richard Paul Evans

Não é todo dia que alguém lê o seu próprio obituário! Três semanas antes do Natal, James Kier, megaempresário egoísta e indiferente aos sentimentos dos outros, lê no jornal a seguinte notícia: Magnata do ramo imobiliário morre em acidente de carro, o incorporador imobiliário de Utah, James Kier, faleceu após seu carro colidir com um poste de concreto na rodovia I-80. Autoridades acreditam que Kier pode ter sofrido um ataque cardíaco antes de desviar para fora da estrada. Kier era presidente do Grupo Kier, uma das maiores empresas de incorporação imobiliária do Oeste. Ele era conhecido como um homem de negócios feroz e muitas vezes impiedoso. Ele disse uma vez: “Se você quer fazer amigos, entre para um grupo de bate-papo. Se quiser ganhar dinheiro, entre nos negócios. Só um tolo confunde os dois”. Kier deixa um filho, James Kier II, e sua esposa, Sara. Kier abaixou o jornal. Algum idiota vai perder o emprego por causa disso, pensou. Ele nem fazia ideia do que aquele artigo estava prestes a desencadear. A lista de Natal é uma bela e comovente história, que consegue ser emocionante sem cair na pieguice, falar de Deus sem cair na pregação religiosa, e transmitir mensagens de amor, esperança e redenção. Fazendo rir, chorar, odiar a humanidade e amá-la, esta obra singela e muito contemporânea nos convida sobre valores frequentemente deixados de lado, mas não de todo esquecidos, como lealdade, solidariedade, sacrifício – o verdadeiro sentido do Natal Qual o segredo do enorme sucesso dos livros de Richard Paul Evans? Apenas um: emoção. As histórias dele falam diretamente ao coração, estabelecendo uma comunicação direta com o leitor.

Qual livro vocês adicionariam à lista?



Deixe o seu comentário

16 Respostas para "Top 5: Livros com a Temática Natalina"

Gabriela Orlandin - 24 dezembro 2012 às 08:34

Oi baixinha! *-*
Sabe que eu adoro os seus tops, né? Eu acho a mesma coisa que você sobre o Natal. Apesar de eu amar essa época do ano, acho que ela perdeu o sentido e hoje é uma data para se dar presentes e comer comer comer. Não gosto disso.
Mas enfim. Quero ler o “Como o Grinch Roubou o Natal” porque eu adoro o filme que passa todo ano na televisão, hehe!
Beijos!

Responder

Ana Débora - 24 dezembro 2012 às 13:20

Concordo com o que você citou antes de citar os livros. Pra mim, é um dia normal. Eu acho até meio chato… haha
Acho que natal era para ser algo mais profundo… Mais reflexões e coisas assim.
E sim, esse espírito poderia ser em todos os dias. Ah, como eu gostaria! Só que não é bem assim…
Legal as indicações, acho que só leria “A Lista de Natal”. haha

eu-cotidiano (perfil)

Responder

Lili - 24 dezembro 2012 às 13:48

Amei as dicas, um conto de natal será uma das minhas leituras de 2013. Já está marcado pra quando.

liliescreve.blogspot.com

Responder

Babi Lorentz - 25 dezembro 2012 às 11:26

Destes eu realmente só li O Natal de Poirot, mas devo dizer que foi um dos meus livros favoritos. A Agatha Christie é uma ótima autora e eu costumo gostar bastante de tudo o que ela escreveu com o Poirot.
Beijos.

Responder

Isadora Ferreira - 25 dezembro 2012 às 13:59

Eu ainda não li nenhum desses livros, mas MORRO de vontade de ler Como o Grinch Roubou o Natal haha. Amei a lista!
Beijos

Responder

Barbara Sá - 25 dezembro 2012 às 18:21

Curti a lista,
Quero muito ler O Natal de Poirot *–*

Beijos,
http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

Responder

Angela Graziela - 26 dezembro 2012 às 00:51

Muito bacana essa dica
E desses eu leria
O Natal de Poirot

Beijos
Boas festas *-*
@pocketlibro
pocketlibro.blogspot.com.br

Responder

Beatriz - 26 dezembro 2012 às 03:03

Cara, você não faz ideia de como adoro e odeio listas de livros, ao mesmo tempo! Adoro porque fico com vontade de ler todos, começando agora. E odeio porque fico com vontade de ler todos, começando agora, haha. Desses, o único que já li foi O Natal de Poirot e acho que foi o livro da Agatha que mais me arrancou risadas e exclamações de surpresa! O que mais me deu vontade de ler foi A Lista de Natal. Valeu as dicas!

http://naosouumbolinhodearroz.blogspot.com

Responder

Maaria Eduarda Andraade - 26 dezembro 2012 às 12:29

O natal do avarento deve ser ótimo,
Imagino, kk Um Grande Beijo, duda ♥
blogtrendy-girls.blogpsot.com

Responder


Maaria Eduarda Andraade
dezembro 26th, 2012 em 12:30
respondeu:

opss errei o link
blogtrendy-girls.blogpspot.com

Responder

Lucas - 26 dezembro 2012 às 15:58

Não conhecia nenhum dos livros, mas todos me pareceram extremamente legais!

Lucas / Era uma vez

Responder

Gisela M. Bortoloso - 26 dezembro 2012 às 19:10

Não li nenhum destes livros, que eu me lembre quase não leio livros cuja temática seja o natal, mas só reparei nisso agora.
Abraços,
Gisela
@lerparadivertir
LerparaDiverir

Responder

Inara Souza - 26 dezembro 2012 às 20:21

Oi, Thaís!

Eu tenho “Um Conto de Natal” (Charles Dickens) aqui em casa, mas ainda não li. Sei mais ou menos como é a história, por causa de um filme que eu vi, e quero muito ler! Até me animei agora… (rs) Quem sabe não pego ele para ler…

Beijos,
Inara
http://www.lerdormircomer.com.br

Responder

Bruna - 26 dezembro 2012 às 21:35

Gostei das suas indicações, mas infelizmente não tenho nenhum deles.
Beijos

cocacolaecupcake.blogspot.com.br

Responder

Amiga da Leitora - Thais - 27 dezembro 2012 às 11:46

Eu nunca li nenhum livro com o tema natalino, e adorei as indicações que vc fez neste post! Vou por na minha listinha 😉

xoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

Responder

Giulia Ladislau - 27 dezembro 2012 às 21:07

Parando pra pensar… acho que eu nunca li livros com essa temática. Vergonha define.
Beijinhos!

Responder

Instagram

Pronome Interrogativo • Blog e Canal • • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por