Top 5: Livros que poderiam ser utilizados na aula de Português/Literatura - Pronome Interrogativo • Blog e Canal •
fevereiro 21, 2012 Falando de Top 5

Top 5: Livros que poderiam ser utilizados na aula de Português/Literatura


Cada dia que passa, fico mais próxima de me formar e isso me deixa muito feliz. Mas existe uma preocupação que me vem à mente sempre: como ser uma boa professora? Acredito que bons professores surgem com a prática, mas também temos que levar em consideração a realidade do aluno e principalmente a idade de cada série. Não há como tratar um aluno do 6º ano como um aluno de 9º ano, são mentalidades e momentos diferentes. É por isso que fiz esta lista, quais livros indicaria para que meus alunos pudessem ler, gostar e principalmente se apaixonar pela leitura?
1- Jogos Vorazes
Em primeiro lugar vem os livros da trilogia mais comentada ao longo dos dias e também que pessoas de diversas idades se apaixonaram. Apesar de ser ficção e a Suzanne nos mostrar um mundo totalmente destruído, este livro pode trazer à tona o senso crítico dos alunos, o qual nos mostra uma sociedade manipuladora que decide o destino dos seus em um mundo destruído por culpa do próprio homem.
2- Meu Pé de Laranja Lima
Este é um dos livros que está na minha lista para ser relido ainda este ano. Sou apaixonada pela história, principalmente por passar no lugar em que eu morava, Bangu, e também pela forma que o autor trata a sociedade em que vive. Somos seres críticos e vivemos num mundo em constante mudança e dentro da sociedade, em uma visão geral, temos altos e baixos, pessoas muito ricas ou muito pobres, alfabetizados ou não, assim por diante e isto está presente em cada esquina, em cada bairro. José Mauro consegue trazer à tona os sonhos, os problemas e tudo o que uma família simples pode passar.
3- Um Homem de Sorte
Sparks é um romancista apaixonante, disso não podemos duvidar. Mas no livro “Um Homem de Sorte” ele traz um pouco de “lição” no fim da história. Todos nós temos sonhos e os caminhos que tomamos em nossas vidas nos faz mudar ou não de rumo e com Logan não foi diferente! Apesar de parecer ter uma meta muito distante da sua realidade, ele acaba alcançando o que mais deseja, aquilo que ele traçou como objetivo para si. Acredito que este título do Sparks faz com que as pessoas criem esperanças e não esqueçam que tudo o que deseja pode se tornar realidade. É imprescindível que toda criança/aluno sonhe.
4- O Pequeno Príncipe
Não há dúvidas, todos nós, de uma forma ou de outra, sempre seremos eternas crianças. E é exatamente esta lição que este livro nos traz. Hoje vemos crianças de 14/15 anos fazendo coisas que não faríamos alguns anos atrás. A juventude vem crescendo de forma “desenfreada” e o livro “O Pequeno Príncipe” vem exatamente nos mostrar uma preocupação humanista em relação ao valor da amizade, a importância de criar laços e por último, mas não menos importante, uma homenagem à infância ou àqueles que de certa forma a perderam.
5- O Guia do Mochileiro das Galáxias
Pode parecer estranho escolher este livro, mas pelo menos para mim, há um critério essencial: a imaginação. Quando Douglas Adams escreveu esta série de livros, teve a incrível habilidade de criar uma nova linguagem, dar vida à portas e diversas coisas interessantes que despertam a curiosidade do leitor em saber como e onde aquilo acabará.
Apesar de serem livros de literatura atual, acredito que possam ser utilizados de diversas maneiras e que agradarão os alunos. Ao invés de começar com Machado de Assis, um escritor que assusta muitos só com o fato de ouvir seu nome, por que não apresentar algo agradável a idade dos alunos e a maturidade de cada um?

Se tivesse de eleger o principal critério para escolher os livros que serão trabalhados nas escolas, responderia que são aqueles imprescindíveis, que não caem no esquecimento e permitem aos alunos debater o tema com outros leitores dessas mesmas histórias” Nova Escola, página 45. Ed. 249, fev/2012.

E vocês, existe algum livro que gostaria que seu professor trabalhasse ou tivesse trabalhado em sala?


Deixe o seu comentário

14 Respostas para "Top 5: Livros que poderiam ser utilizados na aula de Português/Literatura"

Marcos de Sousa - 21 fevereiro 2012 às 18:21

Também curso letras e gostei bastante do post. Dos livros eu escolheria “O pequeno príncipe”. Além de ser de fácil entendimento, passa uma mensagem maravilhosa.

Beijos

Responder

gabi - 21 fevereiro 2012 às 18:48

Jogos Vorazes devia ser leitura obrigatória 😀 O Pequeno Príncipe minha irmã teve que ler para o colégio e concordo também de estar na lista!

Gabi

Responder

luana - 21 fevereiro 2012 às 19:39

concordo totalmente com jogos vorazes! Ele me lembra um clássico da literatura britânica q é lido para o colégio, o 1984 de george orwell.

beijos, lu
bananapirata.blogspot.com

Responder

Guilherme Cavalcant - 22 fevereiro 2012 às 11:33

Olá, eu já enviei um e-mail para você thais, é uma solicictação de parceria, por favor leia.

aquelefanatico.blogspot.com

Responder

mila - 22 fevereiro 2012 às 12:12

Eu li jogos vorazes!!!!
Amei e estou doida para continuação!!! ^^

beijoss
http://dailyofbooks.blogspot.com/

Responder

- 22 fevereiro 2012 às 14:47

Eu assino embaixo da sua lista Thaís.
Eu acho que os professores devem sempre estar antenados quanto ao que passar para seus alunos, de acordo com o momento da vida deles e do mundo.
Porque eu vejo que muitas vezes o que os professores passam na escola como leitura influência no gosto dos alunos pela leitura ou não. E escolhas erradas provavelmente tem uma boa parcela de culpa na baixa quantidade de leitores brasileiros.
Não sou contra passar os clássicos, nossos autores consagrados, mas mostrar para os alunos que existe leitura além deles, mais próximas dos alunos, é fundamental.
Adorei o post, Thaís.
Beijos

Responder

Thaís Cimino - 22 fevereiro 2012 às 15:34

Amei o post. Alguns já são usados nas aulas de português. São livros ótimos! 🙂

Beijos
http://devoramoslivros.blogspot.com

Responder

Michelle - 22 fevereiro 2012 às 19:15

Achei a lista interessante. É muito importante mesmo que a história seja apropriada para determinada faixa etária. Os clássicos são ótimos, mas, por serem uma literatura imposta em um período que não os leitores não têm maturidade suficiente, acabam fazendo muita gente odiá-los.
Nunca li “Meu pé de laranja lima”, mas lembro que passava na Band (acho que era novela ou minissérie, não sei).
bjo

Responder

Leandro de Lira - 22 fevereiro 2012 às 20:10

Meu sonho é cursar “Letras/Literatura”!
E sobre o post, amei!
Concordo que também se fosse professor, indicaria estes e tantos outros mais!
Abraço…

“Palavras ao Vento…”
http://www.leandro-de-lira.blogspot.com

Responder

Marco Antonio - 23 fevereiro 2012 às 20:43

Boa noite,

Todos os livro são interessante e tenho vontade de ler, parabéns pelo post…abçs.

http://devoradordeletras.blogspot.com/

Responder

Gabriela Orlandin - 23 fevereiro 2012 às 20:48

Apesar de eu só ter lido Um Homem de Sorte e O Pequeno Príncipe, achei as tuas escolhas perfeitas. Todo mundo fala bem de Jogos Vorazes e, ao meu ver, pode agradar a todos os tipos de pessoa. Ainda quero muito ler Meu pé de Laranja Lima, que todos dizem ser muito fofo. O Guia do Mochileiro me faria rir por dias, pelo que me disseram =)

Você está super certa em não começar com aqueles clássicos que todas as escolas insistem em empurrar pro aluno. Isso só assusta e faz ele não querer mais ver um livro na frente, euheue.

Beijão!

Responder

WilLDuarte - 24 fevereiro 2012 às 10:58

Adorei isso! =D SAHUSAHU’ Acho que sim, esse livros deveriam ser pedidos nas aulas. Da lista já li Jogos Vorazes, que seria interessante não só por uma construção do senso crítico, mas também na história já que a série tem diversas referencias a isso. Como a do pão e circo, que está persente em todo o livro. Um Homem de sorte e a série O Guia do Mochileiro das Galáxias.
Ainda não li O Pequeno Príncipe e me envergonho por isso! ;x

Responder

Andréa Conceição - 02 março 2012 às 23:24

Já li muitos livros bons, mas “Meu pé de laranja lima” é sem dúvidas o mais lindo e emocionante de todos.

Beeeijo
http://www.clubedadeinha.blogspot.com

Responder

Dasty-Sama - 04 março 2012 às 21:42

Com certeza esses livros seriam ótimas ideias para trabalhar na escola. AMEI Jogos Vorazes e acho que um livro tão chocante como ele, deve ser lido por todos. Na minha escola eu li O Pé de Laranja Lima, lembro que a capa não me agradou muito, mas a história era INCRÍVEL! Não me arrependi de ter lido.

Responder

Instagram

Pronome Interrogativo • Blog e Canal • • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por