Top 5: Maneiras de começar a ler e/ou ler mais - Pronome Interrogativo • Blog e Canal •
janeiro 07, 2014 Falando de Top 5

Top 5: Maneiras de começar a ler e/ou ler mais


Hoje, dia 7 de janeiro, é o dia do leitor, nosso dia! A melhor forma de comemorar, sem dúvidas, seria lendo, mas muitas pessoas ainda não cultivaram esse vício ou não têm vontade de ler nada, simplesmente nada. Difícil de acreditar, não? Mas acontece! Eu sempre digo que quem ainda não é apaixonado pela leitura e pelos livros é porque ainda não encontrou seu livro, o livro certo. É por isso que resolvi criar um Top 5 com maneiras de começar a ler e/ou ler mais, espero que funcione.

1- Gaste menos tempo vendo televisão, no computador e leia

Ficar no computador e assistir TV sem dúvidas é algo prazeroso de se fazer, mas quando você começa a ler, vai descobrindo o verdadeiro prazer de ver as palavras e imaginar toda a história na sua cabeça. Acredite, não será fácil abrir mão de alguns momentos no Facebook ou vendo a Fátima Bernardes, mas valerá muito a pena. Comece com uma meta pequena por dia: quinze minutos de leitura já será ótimo e depois que você começar a gostar ainda mais desses quinze minutos, vá aumentando. Traçar metas é a melhor forma, acredite!

2- Leve sempre um livro com você

Vai à padaria comprar pão? Leve seu livro. Vai ao médico? Leve seu livro. Vai ao shopping encontrar um amigo? Leve seu livro. São momentos assim que, muitas vezes temos que esperar ou não temos nada para fazer, temos ótimas oportunidades para apreciar a leitura e desfrutar da companhia de um bom livro. “Ah! Mas eu vou esperar apenas cinco minutinhos!” Não importa, esses cinco minutinhos agregarão muito valor.

3- Não crie um hábito, crie uma dependência

Quando lemos é a forma mais incrível de viver diferentes vidas, aventuras e histórias sem sair do lugar. O hábito nos ajuda a ler cada dia mais e melhor, mas chega num momento que se você não ler nem ao menos um pouquinho hoje, sente falta, sente saudade das palavras, do livro. Ler traz inúmeros benefícios para a vida e esta seria a dependência mais saudável do mundo.

4- Se não gostou do livro, passe para outro

Eu não gosto de deixar livros pela metade, mas – sinceramente? – a vida é curta demais para lermos livros ruins. Se você não está gostando da história, pare e pegue outro livro. De repente este não é o momento certo para apreciar o livro X ou Y e no futuro será mais fácil e prazeroso lê-lo. A leitura é para ser algo prazeroso e divertido, não um tortura.

5- Está achando complicado? Não desista!

Ler é como levantar peso. No começo dói, machuca, mas depois tudo vai melhorando. Mesmo que o texto esteja complicado de entender, não desista. O importante é, no final das contas, você tirar suas próprias conclusões do texto e do tema.

Quais os motivos você adicionaria ao Top 5?



Deixe o seu comentário

8 Respostas para "Top 5: Maneiras de começar a ler e/ou ler mais"

Babi Lorentz - 07 janeiro 2014 às 18:04

Uma coisa que eu sempre reclamo é o fato de as crianças começarem a ler apenas pelos clássicos e na escola. Se a leitura fosse mais incentivada nos colégios, seria mais interessante para qualquer aluno/criança. O fato de se tornar leitor é bem melhor quando nós começamos por um livro legal. Eu agradeço sempre aos meus pais por me mostrarem um livro tão legal como A Ilha Perdida para que eu começasse a ler (isso sem contar com todos os livrinhos infantis que eu lia desde que aprendi a ler).
Beijos!

Responder

Clara - 07 janeiro 2014 às 21:24

Super amei o post e concordo bastante! Apesar de amar ler, é realmente difícil sair do computador, principalmente quando eu tenho um horário definido pra navegar. De qualquer forma, vou divulgar seu post pra que em 2014 formemos novos leitore, e, quem sabe, o Brasil seja conhecido por ter um povo que gosta de ler?! Nada é impossível!

Clara
@mmundodetinta
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

Responder

Vitor Castrillo - 08 janeiro 2014 às 21:00

Comecei a ler quando tinha uns 7 pra 8 anos. Na verdade foi assim: passei na livraria com o meu pai e vi o livro “A Bussola de Ouro” na vitrine, surtei por causa da capa e fiz ele comprar pra mim. Depois disso fui percebendo que cada vez mais eu via menos TV, e realmente, se tornou primeiro hábito. Volta e meia eu lia algum livro, mas depois de certo tempo virou dependência e agora não tem mais volta, hahahah. Eu incentivo meus amigos de escola a lerem até hoje, e sempre empresto livros (com medo, mas empresto), tanto que agora já viciei três e tem um no processo!
Realmente espero que mais pessoas criem esse gosto aqui no Brasil, isso vem crescendo, mas a passos de tartaruga manca.
Ótimo post!
Abraços,
Biblioteca Esmeralda

Responder

Mell Ferraz - 08 janeiro 2014 às 21:06

Estou sentindo que preciso passar menos tempo em frente ao computador. Só assim agilizo minha leitura e meus estudos. Isso aqui é um vício, difícil de sair de perto! rs

E eu “apanhei” bastante até aprender que devo levar um livro em qualquer lugar que vou, por mais que pareça que eu não vá conseguir ler. Já perdi muito tempo sentada em filas de espera, esperando pessoas etc sem um livro por perto. Daí, claro, desperdicei tempo e leitura rs

E eu realmente sou dependente da leitura, hoje. Não vivo sem e chego a sentir falta! hahahaha

Adorei o post! Concordo com todos os tópicos.

Beijos
Mell Ferraz
http://www.literature-se.com/

Responder

Leonardo Oliveira - 08 janeiro 2014 às 21:27

Salve, salve, Thaís <3

Bem, as suas dicas foram apreciadas pela minha pessoa com muito amor, rs. São ótimas dicas para quem tem aquele velho bloqueio da escola, de livros antigos e etc! Se eu lesse essa sua postagem há 6 anos atrás, confesso que hoje já teria lido muito mais livros do que pretendia. São dicas como as suas que mudam a cabeça dos "não-leitores", que agregam valor ao camarote do leitor viciado.

Um abraço | Um Leitor a mais

Responder

Mirelle - 09 janeiro 2014 às 04:26

Dicas perfeitas e que funcionam demais! Faz 2 anos que não vejo TV. Ela se tornou item decorativo aqui em casa. Eu só ligo para ver um filme ou série que o Junior baixa para a gente assistir.. depois que fiz isso percebi a quantidade de tempo que ganhei na minha vida, simplesmente incrível! Depois de me viciar nos ebooks, tenho livros pertinho de mim a qualquer hora e lugar, isso ajuda muito a ler com maior frequência mesmo.. também concordo com as dicas de não insistir num livro que não está funcionando. É muito chato ler por ler ou ler por obrigação.. e não se preocupem também com velocidade de leitura e quantidade de livros.. apenas leiam! Beijos, Mi

http://www.recantodami.com

Responder

Oliveira - 09 janeiro 2014 às 09:41

Quando era adolescente conseguia assistir muito filmes e séries, hoje não consigo. Até jornal prefiro ler e não assistir. Desde criança leio muito e acredito que isso fez a diferença. Meu problema é não conseguir ficar na frente da tv só ouvindo, parece que estou perdendo tempo sem fazer nada, para mim não tem graça…rss

Responder

Raquel Moritz - 10 janeiro 2014 às 10:48

As dicas são excelentes, flor. Outra dica que gosto de dar é procurar livros que serviram de base para filmes que a pessoa gostou. Assim você já está mais familiarizado com a história e pode começar a cultivar o hábito de forma mais leve. :))))

Beijo,

Raquel
http://www.pipocamusical.com.br

Responder

Instagram

Pronome Interrogativo • Blog e Canal • • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por